skip to main content

Validação de seqüência didática sobre tratamento de água : análise de uma atividade experimental

Santos Tavares Batinga, V. ; Firme do Nascimento, R. ; Silva Ratis, J. ; Ribeiro Amaral, E.

Enseñanza de las ciencias, 2009 (Extra) [Periódico revisado por pares]

Universitat de València

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Validação de seqüência didática sobre tratamento de água : análise de uma atividade experimental
  • Autor: Santos Tavares Batinga, V. ; Firme do Nascimento, R. ; Silva Ratis, J. ; Ribeiro Amaral, E.
  • É parte de: Enseñanza de las ciencias, 2009 (Extra)
  • Descrição: Este trabalho analisou o desenvolvimento de uma atividade experimental, como uma das etapas de validação interna de seqüência didática (SD) proposta com base em pressupostos teóricos sobre resolução de problemas. A SD foi elaborada por um grupo de pesquisa da UFRPE, Recife-Brasil e aplicada a 35 alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola pública sobre os conteúdos: processos físicos e químicos nas etapas de coagulação, floculação e decantação do tratamento de água. A análise desta atividade possibilitou avaliar diferentes níveis de compreensão e envolvimento dos alunos na realização de ações propostas para a aprendizagem. E contribuiu para identificar aspectos relevantes na proposição de atividades experimentais em aulas de ciência, por exemplo, o planejamento de atividades de ensino apropriadas para o engajamento dos alunos em ações e discussões em sala de aula.
  • Editor: Universitat de València
  • Idioma: Catalão

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.