skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Programas de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde: diagnóstico de situações em hospitais do estado do Paraná.

Alves, Débora Cristina Ignacio

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem 2015-03-30

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Programas de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde: diagnóstico de situações em hospitais do estado do Paraná.
  • Autor: Alves, Débora Cristina Ignacio
  • Orientador: Lacerda, Rubia Aparecida
  • Assuntos: Avaliação; Infecção E Prevenção; Infecções Associadas À Saúde; Programas; Evaluation; Infection And Prevention; Infections Associated With Health; Programs
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Programas de prevenção e controle de infecção associada a assistência à saúde (PCIRAS), ao contribuírem para reduzir as ocorrências dessas infecções, constituem componentes relevantes de sistemas de avaliação da qualidade de instituições de assistência a saúde. Contudo, pouco tem sido investido para reconhecer a própria qualidade desses programas. A finalidade deste estudo foi caracterizar o desempenho desses programas em hospitais do Estado do Paraná-Brasil, tendo como hipótese um resultado mínimo de 75% de conformidade. Estudo prospectivo e transversal de avaliação processual, por meio de um instrumento previamente validado, composto por quatro indicadores cujos conteúdos contemplam o desempenho esperado/desejado desses programas em relação às exigências governamentais brasileiras e à literatura internacional. Os indicadores são: 1) Estrutura Técnico-operacional (PCET); 2) Diretrizes Operacionais (PCDO); 3) Sistema de Vigilância Epidemiológica (PCVE); 4) Atividades de Controle e Prevenção (PCPP). Cada um desses indicadores, por sua vez, possui vários componentes ou unidades de avaliação. O estudo foi realizado de 2013 a 2014 em 50 hospitais definidos estatisticamente por amostra de acesso. A conformidade geral obtida por esses programas foi 71,0%, com dispersão (dp) de 23,88. As conformidades de cada indicador foram: PCET - 79,4% e 18,9dp; PCVE 76,0% e 30.5dp; PCDO - 65,5% e 26,9dp; PCPP-63,2%/39,5dp. O desempenho geral ficou pouco abaixo daquele previamente esperado, devido aos indicadores PCDO e PCPP. Já, os indicadores PCET e PCVE apresentaram desempenho acima do mínimo geral previamente considerado. Como conclusão, os programas apresentam adequação mínima para sua operacionalização e para realizar a vigilância epidemiológica, mas é possível considerar que o processo adequado está prejudicado devido à insuficiência quantitativa e qualitativa de diretrizes operacionais e de ações para o controle e prevenção dessas infecções. A presença de certificação em qualidade em saúde, realização de auditorias internas, presença de enfermeiro exclusivo para atuar no Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), presença de profissionais médicos contratados e concursados, maior carga horária de dedicação exclusiva e tempo de experiência de médicos e enfermeiros, apresentaram associação significativa para melhor desempenho dos PCIRAS, respectivamente. Sendo o Paraná um dos estados mais desenvolvidos do Brasil, o resultado desse estudo é preocupante e motiva a necessidade de reconhecer e caracterizar esses programas nas outras regiões do país. Finalmente, a avaliação aplicada com esses indicadores permitiu um reconhecimento mais aprofundado do modus operandi dos PCIRAS. Por outro lado, futuras investigações precisam ser desenvolvidas com o intuito de reconhecer o impacto da conformidade desses programas com a ocorrência de infecções nas instituições de saúde.
  • DOI: 10.11606/T.7.2016.tde-26062015-131208
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Data de criação/publicação: 2015-03-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.