skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
A astrobiologia como ferramenta para alfabetização científica e tecnológica
Paulo Roberto Ferreira Amâncio César Santos Friaça
2017
Localização:
IAG - Inst. Ast. Geo. Ciên. Atmosféricas
(CD-ROM 1611 VERSÃO CORRIGIDA )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
A astrobiologia como ferramenta para alfabetização científica e tecnológica
Autor:
Paulo Roberto Ferreira
Amâncio César Santos Friaça
Assuntos:
ASTROBIOLOGIA
;
ENSINO
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Este projeto de pesquisa explora o potencial da Astrobiologia como ferramenta de Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). A presente proposta tem uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar, uma vez que a ACT exige o envolvimento e a integração de diferentes campos do conhecimento, superando as barreiras disciplinares. Nessa perspectiva, a educação científica deve começar com atividades problematizadoras com temas capazes de relacionar e conciliar diferentes esferas da vida, permitindo-nos observar as ciências e seus produtos como elementos presentes na nossa existência cotidiana e, portanto, intimamente ligados às nossas vidas. A busca pela desfragmentação do conhecimento está presente explicitamente na Astrobiologia, que se apresenta como multidisciplinar em seu conteúdo e interdisciplinar na sua execução, justificando assim a escolha da Astrobiologia como o eixo desse projeto pedagógico. Por outro lado, Gerard Fourez elaborou uma metodologia de ACT, a construção de Ilhas interdisciplinares de Racionalidade (IIRs), visando o estabelecimento de conexões significativas entre modelos científicos e a vida cotidiana. O presente projeto de ACT reuniu as contribuições da Astrobiologia e IIRs e conduziu práticas educativas baseadas na construção de IIRs com temas astrobiológicos, resultando na produção de um guia didático, um jogo de tabuleiro e uma simulação de um encontro científico, que representam ricos recursos didáticos pedagógicos para a ACT.
Data de criação/publicação:
2017
Formato:
130 p CDs-ROM 1610 e 1611.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
4
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript