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Educação infantil : discurso, legislação e práticas institucionais

Pedrosa de Andrade, Lucimary Bernabé

Fundação Editora da UNESP 2010

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Citações Citado por
  • Título:
    Educação infantil : discurso, legislação e práticas institucionais
  • Autor: Pedrosa de Andrade, Lucimary Bernabé
  • Assuntos: Book Industry Communication ; EDUCATION ; Society & social sciences ; Society and Social Sciences ; thema EDItEUR
  • Notas: MODID-40f34a89ba3:SciELO Books
  • Descrição: O presente estudo inscreve-se no campo das políticas públicas para a infância destacando a questão da educação infantil como um dos direitos da criança. Atualmente, a criança é reconhecida como sujeito pleno de direitos, ganhando a infância maior visibilidade na sociedade, respaldada por dispositivos legais de âmbito internacional. Em contrapartida, os discursos teóricos e a realidade de milhares de crianças em todo o mundo têm revelado o estado paradoxal da condição da criança e da efetivação dos seus direitos. Portanto, o objetivo deste estudo foi o de analisar as concepções de criança, seus direitos e educação infantil apresentadas pelas educadoras das creches de Franca, e de que forma essas categorias são manifestadas nas práticas institucionais. A construção da pesquisa, referenciada na abordagem qualitativa, teve como aporte teórico-metodológico a teoria das representações sociais e o emprego de questionários e entrevistas semiestruturadas como instrumentos metodológicos para a coleta dos dados empíricos, posteriormente analisados pela técnica da análise de conteúdo. Com base nas análises desenvolvidas, constatou-se nos discursos e nas ações das profissionais representações da criança como um sujeito marcado pela condição de "vir a ser", dependente do adulto, frágil e inocente, associadas a um modelo de educação infantil escolarizante e preparatório de futuras aprendizagens. Desta forma, as representações acerca das categorias criança, direitos e educação infantil não favorecem, efetivamente, para que as crianças exerçam a condição de sujeitos de direitos e protagonistas nos espaços institucionais, e para que as creches sejam legitimadas enquanto espaços de exercício da cidadania da infância.
  • Editor: Fundação Editora da UNESP
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: 193
  • Idioma: Português

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