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Mesmo sendo adolescente, sou mãe e gosto de ser assim: do processo saúde-doença à construção do processo saúde-resiliência

Ribeiro, Patricia Monica

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem 2009-03-13

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Mesmo sendo adolescente, sou mãe e gosto de ser assim: do processo saúde-doença à construção do processo saúde-resiliência
  • Autor: Ribeiro, Patricia Monica
  • Orientador: Gualda, Dulce Maria Rosa
  • Assuntos: Adolescência; Enfermagem; Gestação; Processo Saúde-Doença; Adolescence; Health-Disease Process; Nursing; Pregnancy
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este estudo foi realizado no município de Itajubá, Minas Gerais, com gestantes adolescentes. Trata- se de um estudo etnográfico pelo qual optei por considerar este caminho o mais adequado para se descrever como as adolescentes vivenciam a gestação; e, para compreender como vivenciam o processo de nascimento. A convivência com o grupo de gestantes adolescentes durante dezoito meses levaram-me a estabelecer como guias de estudo as seguintes questões norteadoras no início do acompanhamento: Como é para você ser adolescente e estar grávida? Como você se vê nessa condição ? Conte-me como você está vivenciando esta gravidez desde o momento que soube que esperava um filho. Após o nascimento, utilizei as seguintes questões norteadoras: Mudou alguma coisa em sua vida? O que? O que tem feito ante essas mudanças ? O método utilizado para a coleta de dados foi entrevistas semi-estruturadas e observação participante. Na fase de coleta de dados foram realizadas notas de campo, agrupadas em: notas de observação, notas teóricas, notas metodológicas e notas pessoais. Estas notas são feitas não somente em relação aos períodos de observação participante, como também em relação às entrevistas. Estas últimas foram transcritas, transcriadas na forma de narrativas, identificados os seus tons vitais. A construção das narrativas resultou na organização das categorias empíricas a partir da leitura cuidadosa dos dados. A leitura e re-leitura cuidadosa dos dados das categorias empíricas resultou na elaboração dos temas: Suporte social, Mudança e Mesmo eu sendo adolescente, sou mãe e gosto de ser assim. A gestação na adolescência neste estudo trouxe mudanças positivas nas trajetórias de vida destas adolescentes. O processo saúde-resiliência ficou caracterizado neste estudo a partir do entrelaçamento dos temas revelados, ou seja, o suporte social oferecido à adolescente consegue favorecer as mudanças necessárias para o pleno desenvolvimento pessoal da gestante, a qual se torna mãe adolescente responsável, cuidadosa, livre para tomar decisões e consciente de seu papel na sociedade. O cuidado direcionado às adolescentes deve considerar o respeito aos estilos de vida diferentes; levar em conta as condições financeiras heterogêneas; acolher as crenças religiosas múltiplas; contemplar as diferenças raciais, de gênero, e os aspectos culturais das famílias e comunidades
  • DOI: 10.11606/T.7.2009.tde-14052009-112214
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Data de criação/publicação: 2009-03-13
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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