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Uso de dobraduras no ensino e aprendizagem de conceitos básicos de geometria nos anos finais do Ensino Fundamental

Pereira, Priscila Sampaio Szauter

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Matemática e Estatística 2023-11-16

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Uso de dobraduras no ensino e aprendizagem de conceitos básicos de geometria nos anos finais do Ensino Fundamental
  • Autor: Pereira, Priscila Sampaio Szauter
  • Orientador: Druck, Iole de Freitas
  • Assuntos: Design Experiment; Dobraduras; Ensino/Aprendizagem De Geometria Elementar No Ensino Fundamental Ii; Modelo De Van Hiele; Design Experiment; Foldings; Instruction And Learning Of Elementary Geometry In Final Years Of Elementary School; Van Hiele Model
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Descrição: Nesta dissertação é investigado o potencial da utilização de dobraduras para motivar, estimular a participação e favorecer a aprendizagem significativa de conceitos básicos da Geometria Euclideana plana, de estudantes de 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental. Os temas de geometria aqui delimitados são: reta e segmento de reta; retas concorrentes, paralelas e perpendiculares; ângulo reto, agudo e obtuso; segmentos congruentes; retângulo, quadrado e suas diagonais; e bissetriz de um ângulo. O desenvolvimento da pesquisa realizada foi embasado em trabalhos de pesquisadores da área de Educação Matemática sobre: o uso de materiais manipuláveis em sala de aula em artigos de Adair Mendes Nacarato e Cármen Lúcia B. Passos; e o desenvolvimento do pensamento geométrico em artigos de Luiz Carlos Pais e de Mary Crowley e Adela Jaime Pastor, estas últimas em trabalhos a respeito do Modelo de Van Hiele. Seguindo a metodologia de pesquisa do Design Experiment, conjecturou-se hipóteses buscando evidenciar a especial adequação de dobraduras, como modelos concretos, ao ensino/aprendizagem dos conceitos de geometria selecionados, e apontando os resultados de aprendizagem esperados. A partir disso e seguindo as fases de aprendizagem do Modelo de Van Hiele, foram elaboradas sequências de atividades e aplicadas em salas de aulas das quais a pesquisadora era a regente, ao longo de três (3) ciclos iterativos em 2019, 2021 e 2022. A cada iteração, seguindo o Design Experiment, foi realizada a análise dos resultados para o aprimoramento das hipóteses e da sequência de atividades a ser aplicada na iteração seguinte. Este processo sucessivo de conjectura, teste e revisão, culmina aqui com a formulação e disponibilização, aos eventuais interessados, de uma proposta de sequência didática que consubstancia o produto final desta pesquisa.
  • DOI: 10.11606/D.45.2023.tde-29122023-120004
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Matemática e Estatística
  • Data de criação/publicação: 2023-11-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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