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João Cruz Costa educador contribuições ao debate sobre a filosofia como formação cultural

Tânia Gonçalves Antônio Joaquim Severino

2004

Localização: FE - Faculdade de Educação    (T 378 C837g )(Acessar)

  • Título:
    João Cruz Costa educador contribuições ao debate sobre a filosofia como formação cultural
  • Autor: Tânia Gonçalves
  • Antônio Joaquim Severino
  • Assuntos: Costa, Cruz; FILOSOFIA (ESTUDO E ENSINO HISTÓRIA) -- BRASIL; ENSINO SUPERIOR (FILOSOFIA)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Trata-se de uma pesquisa histórica de cunho filosófico-educacional que pretende retomar a contribuição do conjunto da obra de João Cruz Costa para a Filosofia no Brasil a fim de ampliar o debate sobre a relevância da formação filosófica para a formação cultural. O modo de produção filosófica conheceu um novo momento a partir da criação do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo, isso porque, baseado no método estrutural como forma de abordagem do texto clássico de Filosofia, os estudos filosóficos do Departamento passaram a integrar a nova divisão do trabalho intelectual que participa do processo de especialização e compartimentação do conhecimento, que vingou em todos os níveis de educação. Em contrapartida o conhecimento filosófico voltado para as questões culturais, para a reflexão do cotidiano tem perdido o seu espaço. Somente a Filosofia de professores encontrou estabilidade suficiente para mostrar seus frutos. Pelos estudos empreendidos por Cruz Costa é possível pensar que essa estabilidade da Filosofia de professores se deve a sua restrição temática que corresponde a uma tradição da Filosofia na sociedade brasileira. A posição de Cruz Costa é de desconfiança em relação ao método, esse sentimento o leva a propor um olhar mais apurado para a sociedade brasileira, sugerindo que o método seja colocado a serviço do exame da produção filosófica nacional, retirando da mesma, elementos que permitam uma melhor compreensão da vida cultural
    brasileira e dessa forma uma avaliação mais justa das nossas instituições culturais(continua) ). Com base nas referências teóricas fornecidas pelo próprio autor estudado e apoiando-se em autores que realizaram pesquisas sobre o período em que Cruz Costa viveu e produziu as sua obra, como Carlos Guilherme Mota e Irene Cardoso e ainda remetendo-se a depoimentos de autores que conheceram Cruz Costa ou em algum momento referem-se ao seu pensamento como Antônio Cândido e Paulo Eduardo Arantes, efetuou-se um resgate da biografia do autor, assim como, um estudo preliminar do conjunto da obra. Dessa forma, essa dissertação procurou reconstruir o período de formação do pensamento de Cruz Costa, assim como indicar as influências que permeiam toda a sua obra com o objetivo de ampliar o leque de interlocutores sobre as atuais reflexões acerca da Filosofia e o seu ensino no Brasil
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: 119 p anexos.
  • Idioma: Português

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