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Preferência do consumidor por atributos de segurança: aplicação de Conjoint analysis

Spers, Eduardo Eugênio

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz 1998-08-17

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Preferência do consumidor por atributos de segurança: aplicação de Conjoint analysis
  • Autor: Spers, Eduardo Eugênio
  • Orientador: Kassouf, Ana Lucia
  • Assuntos: Comportamento Do Consumidor; Compra; De Alimentos; Feiras; Higiene; Morango; Qualidade; Segurança Alimentar
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo deste estudo é abordar a segurança alimentar sob o enfoque qualitativo (em inglês, food safety). Usando-se a técnica de Conjoint Analysis avaliaram-se a estrutura de preferência e o comportamento do consumidor quanto aos principais atributos de higiene e qualidade no morango, comparando-se os indivíduos que têm o hábito de comprar em feira comum e em feira orgânica. O consumidor desempenha um papel fundamental na seleção dos atributos nos alimentos e é sua preferência que determina quais devem ser os mais importantes e quais devem estar ou não presentes no produto. Para qualquer programa governamental de garantia da segurança alimentar ou estratégia empresarial de segmentação de mercado e de introdução de novos produtos é preciso, antes, determinar a demanda do consumidor com relação aos atributos preferidos. A segurança alimentar é um problema que adquire importância crescente e de caráter complexo e multidisciplinar. Por isso, procurou-se apresentar, inicialmente, algumas das definições do termo food safety e uma caracterização generalizada do problema. Constatou-se pouca variação entre o comportamento dos consumidores de feira comum e os de feira orgânica. Com isso, a análise baseou-se na estrutura de preferência da amostra total. Os atributos de maior peso e importância para os consumidores da amostra estudada foram, primeiramente, a superfície e dano (32,01%), seguido do preço (26,91%) e do tamanho (24,35%). Presença ou não de certificação orgânica (10,28%) e irradiação iônica (6,46%) são de pouca importância na estrutura de preferência, o que denota um baixo desejo de permuta (trade off) entre estes atributos e um maior nível de segurança alimentar. Dados comportamentais de compra e sócio econômicos também foram coletados e comparados à pesquisa Feedback/Superinteressante sobre os hábitos alimentares do brasileiro. Em ambas as pesquisas o consumidor demonstrou possuir um bom conhecimento e preocupação com relação aos problemas que podem ser causados pela ingestão de alimentos. Quanto às variáveis sócio econômicas, observa-se que o interesse pelo food safety aumenta com a idade, renda e nível educacional. Sendo assim, podemos concluir que no Brasil, onde os índices de expectativa de vida aumentam juntamente com a renda per capita da população e o grau de instrução, o interesse e, conseqüentemente, a demanda por atributos de segurança também deverá ser maior. Por isso, as empresas e o setor governamental devem estar atentos e acompanhar essas mudanças.
  • DOI: 10.11606/D.11.2019.tde-20191218-112348
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
  • Data de criação/publicação: 1998-08-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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