skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Gêneros Orais no Livro de Língua Portuguesa: uma análise da coleção “se liga na língua”

Nascimento, Marina de Fátima Ferreira ; Moretto, Milena

Signum. Estudos em linguagem, 2023-08, Vol.26 (1), p.23-36 [Periódico revisado por pares]

Londrina: Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pos-graduacao em Estudos da Linguagem

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Gêneros Orais no Livro de Língua Portuguesa: uma análise da coleção “se liga na língua”
  • Autor: Nascimento, Marina de Fátima Ferreira ; Moretto, Milena
  • Assuntos: Corpus analysis ; Cultural factors ; Discourse analysis ; Elementary education ; Genre ; Language textbooks ; Learning environment ; Portuguese language ; Printing ; Spoken language ; Teaching
  • É parte de: Signum. Estudos em linguagem, 2023-08, Vol.26 (1), p.23-36
  • Descrição: O presente artigo tem como objetivo analisar como o livro didático de Língua Portuguesa “Se liga na língua” sugere a abordagem dos gêneros discursivos/textuais orais nos Anos Finais do Ensino Fundamental partindo-se do pressuposto de que, embora o oral, definido pela atual Base Nacional Comum Curricular como um dos eixos para o ensino de língua materna, tenha, nas últimas décadas, obtido avanços, permanece, ainda, secundarizado e distante de atingir o status de objeto autônomo de ensino. A fim de responder a esse objetivo, pautamo-nos na perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem, enquanto elegemos como recurso metodológico a perspectiva da análise dialógica do discurso. Nesse sentido, o corpus selecionado para análise foi a coleção didática “Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem, 2018”, adotada no PNLD 2019. Os resultados de nossas análises evidenciam tanto a escassez quantitativa quanto qualitativa dos gêneros discursivos/textuais orais disponibilizados no livro didático, seja em razão das dificuldades de transposição do oral para o impresso, das concepções que atrelam a apropriação do oral ao contexto escolar, ou da própria cultura de sobreposição da escrita sobre o oral que permeiam tanto as ações linguageiras da sociedade quanto as do contexto escolar.
  • Editor: Londrina: Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pos-graduacao em Estudos da Linguagem
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.