Entre mensagem e desígnio: o lugar do desenho industrial na FAUUSP em meados da década de 1960
ABCD PBi


Entre mensagem e desígnio: o lugar do desenho industrial na FAUUSP em meados da década de 1960

  • Autor: Fiammenghi, João Bittar
  • Assuntos: História Da Arquitetura; História Do Design; Ensino De Design; Década De 1960; Lucio Grinover; Historia De La Arquitetura; Historia Del Diseño; Enseñanza Del Diseño; 1960; Architectural History; Design History; Design Teaching; 1960s
  • É parte de: PosFAUUSP; v. 30 n. 57 (2023); e208778
  • Descrição: Este artigo tem como objetivo debater os sentidos da inclusão das disciplinas de Desenho Industrial (DI) na reforma de ensino de 1962 ocorrida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). A partir da interpelação de documentos oficiais da instituição e dos enunciados produzidos por seus docentes, procurou-se evidenciar duas questões principais. Primeiro, a diversidade de objetivos e intenções na origem do ensino de desenho industrial em São Paulo, destacando-se o ideário do “projetista total”, a ampliação das escalas de projeto nos estúdios e os problemas em torno da industrialização da construção. Depois, o texto discute e contextualiza os enunciados elaborados por Lucio Grinover em meados da década de 1960, colocando em primeiro plano sua aposta na cientificidade do ensino de projeto possibilitada pelas disciplinas de DI.
    Este artículo tiene como objetivo discutir los significados de la inclusión de las disciplinas de Diseño Industrial (DI) en la reforma de enseñanza de 1962 que tuvo lugar en la Facultad de Arquitectura y Urbanismo de la Universidad de São Paulo (FAU-USP). A partir de la interpelación de documentos oficiales de la institución y declaraciones producidas por sus profesores, tratamos de resaltar dos cuestiones principales. Primero, la diversidad de objetivos e intenciones en el origen de la enseñanza del diseño industrial en São Paulo, donde se destaca el ideal del “diseñador total”, la ampliación de las escalas proyectuales en los estudios y, principalmente, los problemas en torno a la industrialización. de construcción En un segundo momento, el texto discute y contextualiza los enunciados elaborados por Lucio Grinover a mediados de la década de 1960, poniendo en primer plano su compromiso con el carácter científico de la enseñanza por proyectos posibilitada por las disciplinas de la DI. 
    This article aims to explore the meaning of adding the Industrial Design (ID) courses in the 1962 educational reform at the School of Architecture and Urbanism of the University of São Paulo (FAUUSP). From questioning official institutional documents and statements elaborated by its professors, two main issues were highlighted. First, the diversity of goals and intentions at the origin of the industrial design teaching in São Paulo, emphasizing the idea of the “total designer,” the expansion of design scales in the studios, and the problems around construction industrialization. Then, the text debates and contextualizes some statements made by Lucio Grinover in the mid-1960s, by bringing to the fore his bet on a new scientificity in design teaching made possible by the ID courses.
  • DOI: 10.11606/issn.2317-2762.posfauusp.2023.208778
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/208778/201274
  • Editor: Profa. Andrea Buchidid Loewen
  • Data de criação/publicação: 2023-12-15
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português