skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

A teoria da aprendizagem significativa e a estratégia de ensino método do caso um estudo no ensino superior de contabilidade introdutória

Elisabeth de Oliveira Vendramin Adriana Maria Procopio de Araujo

Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL Florianópolis v. 13, n. 1, p. 157-179, 2020

Florianópolis 2020

Localização: FEARP - Fac. Econ. Adm. Cont. de R. Preto    (pcd 3050220 Acervo Digital )(Acessar)

  • Título:
    A teoria da aprendizagem significativa e a estratégia de ensino método do caso um estudo no ensino superior de contabilidade introdutória
  • Autor: Elisabeth de Oliveira Vendramin
  • Adriana Maria Procopio de Araujo
  • Assuntos: METODOLOGIA DA PESQUISA; ENSINO SUPERIOR; CONTABILIDADE; Método Do Caso; Aprendizagem Significativa; Case Method; Meaningful Learning; Higher Education
  • É parte de: Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL Florianópolis v. 13, n. 1, p. 157-179, 2020
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2020v13n1p157. Acesso em: 17 Nov. 2021
  • Descrição: O objetivo do presente artigo é analisar, com base nos pressupostos da aprendizagem significativa de Ausubel (1968), a aplicação da estratégia de ensino método do caso na disciplina de Contabilidade Introdutória. Para tal adotou-se a abordagem qualitativa e a estratégia de pesquisa estudo de caso único, sendo tal caso uma disciplina de contabilidade introdutória lecionada para séries iniciais de cursos de graduação. Verificou-se que a estratégia de ensino método do caso atende aos três fatores exigidos pela teoria para que a aprendizagem seja significativa. A existência de conhecimento prévio é feita com base no que o aluno já sabe e no que é ensinado nas aulas teóricas. O material é potencialmente significativo, já que os casos são reais, de empresas próximas ao cotidiano dos alunos e elaborados de forma a induzir o raciocínio dos mesmos. Por ser uma metodologia ativa de aprendizagem, o método do caso eleva as chances de o aluno se mostrar pré-disposto a aprender de forma significativa. O resultado das análises apresenta que as expectativas iniciais dos professores ao implantar o método do caso, vem sendo superadas. Assim, considera-se o método do caso adequado para a ocorrência da aprendizagem significativa no âmbito do ensino da contabilidade introdutória
  • Editor: Florianópolis
  • Data de criação/publicação: 2020
  • Formato: p. 157-179.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.