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Urbanismo e mobilidade na metropóle paulistana : estudo de caso : o Parque Dom Pedro II

Silva, Tomas André Rebollo Figueiredo Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2012-06-01

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Urbanismo e mobilidade na metropóle paulistana : estudo de caso : o Parque Dom Pedro II
  • Autor: Silva, Tomas André Rebollo Figueiredo Da
  • Orientador: Meyer, Regina Maria Prosperi
  • Assuntos: Urbanismo; Projeto Urbano; Planejamento Urbano; Parque Dom Pedro Ii; Transporte Urbano; Mobilidade; Metrópole; São Paulo (Cidade); Estações Intermodais; Acessibilidade; Brasil; Arquitetura; Urbanism; Sao Paulo (City); Urban Transportation; Urban Design; Urban Planning; Mobility; Metropolis; Intermodal Stations; Brazil; Architecture; Accecissibility
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta dissertação busca as diretrizes de reinserção urbana da área do Parque Dom Pedro II em São Paulo, partindo da constatação de seu papel atual de polo de mobilidade metropolitano e apoiando-se em exemplos internacionais de projetos de renovação urbana de áreas associadas à reforma ou construção de grandes estações intermodais. Este percurso se organiza em três eixos investigativos, correspondentes aos três capítulos da dissertação. Inicialmente a área do Parque Dom Pedro II é abordada empregando-se um método de análise urbanística que busca, em sua trajetória histórica e em suas características físicas e funcionais atuais, as pautas para planejamento e projeto para sua reinserção na cidade. Em seguida, no segundo capítulo, são abordadas as teorias urbanísticas mais recentes que tratam das metrópoles contemporâneas, com ênfase para o papel que as redes de mobilidade e os pontos de interface com a cidade, os polos de mobilidade metropolitanos, cumprem na organização e na estruturação destes vastos territórios urbanizados. Este capítulo pretende facilitar a compreensão do papel que a área de estudo pode vir a cumprir dentro da atual lógica de funcionamento da metrópole paulistana, atualizando o significado dos elementos analisados no primeiro capítulo. Finalmente, no terceiro capítulo, as características tipológicas e morfológicas dos polos de mobilidade metropolitanos, enquanto trechos específicos da cidade - como peças urbanas - e de seus principais elementos constituintes, as grandes estações intermodais, são analisadas através de um breve histórico da relação entre mobilidade, urbanismo e arquitetura, desde as propostas das megaestruturas imaginadas por arquitetos nas décadas de 1950 e 1960 até os exemplos contemporâneos de projetos urbanos associados a cinco estações europeias, reformadas ou construídas recentemente: Euralille em Lille, King\'s Cross e Saint Pancras em Londres, HauptBahnhof em Berlim, La Sagrera em Barcelona e Porta Susa em Turim. Fechando o terceiro capítulo um pequeno histórico das experiências de desenho urbano associadas à construção do metrô paulistano pretende aproximar as questões levantadas à realidade de São Paulo. Em vez de uma conclusão definitiva sobre uma solução projetual acabada para o Parque Dom Pedro II, um epílogo relaciona as questões abordadas nos três capítulos precedentes com o intuito de oferecer parâmetros para um plano e para a ação projetual para a área
  • DOI: 10.11606/D.16.2012.tde-23082012-145025
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2012-06-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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