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Cidadania: o papel do professor
Bydlowski, Cynthia Rachid
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública 2006-02-22
Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.
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Título:
Cidadania: o papel do professor
Autor:
Bydlowski, Cynthia Rachid
Orientador:
Pereira, Isabel Maria Teixeira Bicudo
Assuntos:
Cidadania
;
Educação
;
Escola
;
Professor
;
Promoção Da Saúde
;
Citizenship
;
Education
;
Health Promotion
;
Teacher
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
Vários movimentos internacionais, como o da Promoção da Saúde, têm colocado o exercício da cidadania como estratégia de melhoria das condições de vida e saúde da população de países em desenvolvimento. A educação tem papel importante no desenvolvimento deste exercício e, entre os vários espaços onde ela ocorre, merece atenção especial a escola, pois é onde a criança passa a maior parte de seu tempo e está em contato com um grupo social organizado. Considerando que o professor tem papel de destaque por estar mais próximo do aluno e, principalmente, por influenciá-lo tanto através do ensino propriamente dito (currículo formal), como por comportamentos emitidos que não fazem parte dos planos ou programas de ensino (currículo oculto), o objetivo deste estudo foi conhecer as representações sociais do professor sobre cidadania e em relação ao aluno ser cidadão, além de sua visão sobre o seu papel e o da escola no desenvolvimento desta. Para isto, foram entrevistados 40 professores de escola pública da cidade de São Paulo e seus discursos foram analisados pela metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) (metodologia qualiquantitativa). Observou-se que a maioria dos professores considera a escola como um espaço onde a cidadania deve ser desenvolvida e o professor com grande responsabilidade nesse desenvolvimento; sabe da importância de suas atitudes e ensino na formação do aluno; reconhece o aluno como um futuro cidadão e percebe a cidadania como uma participação ativa na sociedade, além dos direitos, deveres e conhecimentos. Os professores revelaram algumas atitudes favoráveis ao desenvolvimento do exercício da cidadania, o que, apoiando-se nas propostas da Promoção da Saúde, aponta na direção de se alcançar melhores condições de saúde e vida da população brasileira.
DOI:
10.11606/T.6.2006.tde-28042021-145851
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
Data de criação/publicação:
2006-02-22
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
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