skip to main content

Articulando saberes a curricularização da extensão e a disciplina "Educação, saúde e assistência social: redes complementares na proteção social básica"

Sonia Maria Portella Kruppa Cleide Lavieri Martins; Erica Gomes Pereira; Leonardo Rafael Musumeci; Cláudia Maria Bógus; Marília Cristina Prado Louvison; Zilda Pereira da Silva; Anna Luiza de Fátima Pinho Lins Gryschek

Revista de Graduação USP (Grad+) São Paulo v. 7, n. 1, p. 68-74, nov. 2023

São Paulo 2023

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (GRYSCHEK, A. L. de F. P. L. doc 79e )(Acessar)

  • Título:
    Articulando saberes a curricularização da extensão e a disciplina "Educação, saúde e assistência social: redes complementares na proteção social básica"
  • Autor: Sonia Maria Portella Kruppa
  • Cleide Lavieri Martins; Erica Gomes Pereira; Leonardo Rafael Musumeci; Cláudia Maria Bógus; Marília Cristina Prado Louvison; Zilda Pereira da Silva; Anna Luiza de Fátima Pinho Lins Gryschek
  • Assuntos: CURRÍCULOS E PROGRAMAS; EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA; INTERDISCIPLINARIDADE
  • É parte de: Revista de Graduação USP (Grad+) São Paulo v. 7, n. 1, p. 68-74, nov. 2023
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v7i1p68-74. Acesso em: 15 abr. 2024
  • Descrição: O presente artigo traz um relato de experiência do primeiro oferecimento, em 2021, da disciplina PRG0021 “Educação, saúde e assistência social: redes complementares na proteção social básica”, à luz das diretrizes e desafios da curricularização da exten-são universitária. Para tanto, além de contextualizar o debate sobre curricularização da extensão, esse trabalho recupera o processo de criação da disciplina como uma sucessão de diferentes articulações entre unidades universitárias; entre estas e os serviços locais de políticas sociais e seus territórios; entre os próprios serviços das políticas de educação, saúde e assistência social; entre a formação, em nível superior, inicial e continuada; entre a extensão, o ensino e a pesquisa. Ressalta-se, nesse processo, a importância do fomento a projetos interunidades oferecido pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo. E, como resultados, é esperado que esse trabalho baseado na análise dos desa-fios e alguns aprendizados seja capaz de inspirar propostas futuras de curricularização da extensão em outras disciplinas de graduação
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2023
  • Formato: p. 68-74.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.