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Integralidade do cuidado à saúde como competência educativa do enfermeiro

Valeria Marli Leonello Maria Amélia de Campos Oliveira

Revista Brasileira de Enfermagem - REBEn Brasília v. 63, n. 3, p. 366-370, maio/jun. 2010

Brasília 2010

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (OLIVEIRA, M. A. de C. doc 44 )(Acessar)

  • Título:
    Integralidade do cuidado à saúde como competência educativa do enfermeiro
  • Autor: Valeria Marli Leonello
  • Maria Amélia de Campos Oliveira
  • Assuntos: MATERIALISMO DIALÉTICO (METODOLOGIA); MATERIALISMO HISTÓRICO (METODOLOGIA); ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO); EDUCAÇÃO EM SAÚDE; CUIDADOS DE ENFERMAGEM; COMPETÊNCIA PROFISSIONAL; ENFERMEIRAS (FORMAÇÃO)
  • É parte de: Revista Brasileira de Enfermagem - REBEn Brasília v. 63, n. 3, p. 366-370, maio/jun. 2010
  • Descrição: Resumo: O estudo objetiva identificar os sentidos de integralidade presentes nos discursos dos sujeitos envolvidos na formação inicial em Enfermagem, referentes a atividades educativas. O referencial teórico metodológico foi o materialismo histórico e dialético. Foram entrevistados 30 sujeitos: cinco docentes, cinco graduandos, dez enfermeiras; dois gestores e oito usuários de dois serviços de saúde-escola. Os discursos foram analisados pelo método de análise de discurso. Embora no discurso dos entrevistados a integralidade assuma diferentes sentidos, todos estão associados a um saber-fazer integrado, no qual o cuidado é pautado por uma relação comprometida, responsável, sincera e de confiança entre profissionais e usuários. Conclui-se que promover a integralidade do cuidado à saúde é uma competência fundamental a ser desenvolvida na formação inicial em Enfermagem.
  • Editor: Brasília
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: p. 366-370.
  • Idioma: Português

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