skip to main content

Construindo o diálogo entre saberes para ressignificar a ação educativa em saúde

Valeria Marli Leonello Maria Amélia de Campos Oliveira

Acta Paulista de Enfermagem São Paulo v. 22, n. Especial, p. 916-920, 2009

São Paulo 2009

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (OLIVEIRA, M. A. de C. doc 40 )(Acessar)

  • Título:
    Construindo o diálogo entre saberes para ressignificar a ação educativa em saúde
  • Autor: Valeria Marli Leonello
  • Maria Amélia de Campos Oliveira
  • Assuntos: EDUCAÇÃO EM SAÚDE; ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO); COMPETÊNCIA PROFISSIONAL; CUIDADOS DE ENFERMAGEM; ENSINO SUPERIOR
  • É parte de: Acta Paulista de Enfermagem São Paulo v. 22, n. Especial, p. 916-920, 2009
  • Notas: Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ape/v22nspe/14.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2011
  • Descrição: OBJETIVO: Identificar, na perspectiva dos diferentes sujeitos implicados, as possibilidades de aproximação entre o saber profissional e o de senso comum, envolvidos nas atividades educativas desenvolvidas pela enfermeira em seu processo de trabalho assistencial. MÉTODOS: Utilizou-se como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico e dialético. Foram entrevistados 30 sujeitos: cinco docentes, cinco graduandos, dez enfermeiras; dois gestores e oito usuários de dois serviços de saúde. Os discursos foram submetidos à análise de discurso. RESULTADOS: Os discursos revelaram que os profissionais valorizam a alteridade, ou seja, a presença e a voz do usuário dos serviços de saúde. Os usuários sinalizaram sua autonomia como "sujeitos em relação" com o saber técnico-científico. CONCLUSÃO: A articulação dos diferentes saberes é fundamental para o desenvolvimento de ações educativas mais dialógicas, participativas e potencialmente transformadoras da realidade em saúde
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2009
  • Formato: p. 916-920.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.