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A contribuição do estágio curricular supervisionado no desenvolvimento da dimensão ética da competência de graduandos em enfermagem

Juliane Cristina Burgatti Maria Amélia de Campos Oliveira

2012

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (T4160 )(Acessar)

  • Título:
    A contribuição do estágio curricular supervisionado no desenvolvimento da dimensão ética da competência de graduandos em enfermagem
  • Autor: Juliane Cristina Burgatti
  • Maria Amélia de Campos Oliveira
  • Assuntos: ÉTICA PROFISSIONAL; ENFERMAGEM (ESTUDO E ENSINO); COMPETÊNCIA PROFISSIONAL; EDUCAÇÃO; SERVIÇOS DE SAÚDE; Bioethics; Competence-Based Education; Educação Baseada Em Competência; Ethics; Nursing Education; Professional Competence
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Estudo exploratório, de abordagem qualitativa, que objetivou analisar a repercussão do estágio curricular supervisionado (ECS) no desenvolvimento da dimensão ética da competência de graduandos em Enfermagem. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 28 estudantes, docentes e enfermeiros colaboradores de uma instituição de ensino superior pública do estado de São Paulo, no período entre outubro de 2010 e março de 2011. O material empírico resultante foi submetido à técnica de análise de discurso e resultou nas seguintes categorias empíricas: a preservação da autonomia; a responsabilidade social e o respeito nas relações intersubjetivas na produção do cuidado em saúde e no processo de ensino e aprendizagem; a terapêutica e o cuidado a partir da dimensão ética; a responsabilidade pública e a justiça social. Em relação ao desenvolvimento das atitudes e valores para atuação em saúde, a análise dos discursos resultou em outras duas categorias empíricas, que dizem respeito às ferramentas a serem utilizadas no processo de ensino e aprendizagem em ética: a reflexão crítica na e sobre a ação a partir do valor humano e as possibilidades de ações e de atitudes a partir da análise dos exemplos. Concluiu-se que o ECS é um espaço privilegiado de integração e desenvolvimento das dimensões técnica, estética, política e, em especial, ética. Na formação inicial, a formação dos valores é tão necessária quanto à aquisição de conhecimentos, pois ambos influenciam a tomada de decisão e a
    qualidade dessas decisões. No ensino da ética, a abrangência, a profundidade e a exploração dos valores referentes à esfera micro, de preservação da autonomia, responsabilidade e respeito, devem dialogar com os valores macro de responsabilidade pública, equidade e justiça social
  • Data de criação/publicação: 2012
  • Formato: 161 p. il.
  • Idioma: Português

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