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Estilos e estratégias de aprendizagem de estudantes universitários

Silva, Lisliê Lopes Vidal

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2012-05-30

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Estilos e estratégias de aprendizagem de estudantes universitários
  • Autor: Silva, Lisliê Lopes Vidal
  • Orientador: Lomonaco, Jose Fernando Bitencourt
  • Assuntos: Aprendizagem; Estilos Cognitivos; Estudantes Universitários; College Students; Learning
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este estudo exploratório buscou investigar os estilos e estratégias de aprendizagem de universitários, com o objetivo de avaliar uma possível interação entre os dois constructos e também comparar o tipo de estilo e de estratégia de aprendizagem dos participantes em função da área de conhecimento, do curso e sexo dos participantes. A pesquisa foi realizada em uma instituição de ensino superior, particular, do interior paulista com 352 estudantes de diversos cursos. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos: o Índice de Estilos de Aprendizagem e a Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem em Universitários. Quanto aos estilos de aprendizagem, a amostra como um todo se revelou predominantemente sensorial, visual, ativa e sequencial. E no tocante às estratégias de aprendizagem, constatou-se que há uma ordem hierárquica no uso das mesmas: os universitários tenderam a utilizar preferencialmente as estratégias de autorregulação dos recursos internos e contextuais, seguidas pelas de autorregulação cognitiva e metacognitiva e, por último, às destinadas à autorregulação social. Os resultados obtidos não apresentaram correlação suficientemente robusta entre estilos e estratégias de aprendizagem. Contudo, as demais comparações realizadas indicaram diferenças significantes quanto as variáveis: área de conhecimento, curso e gênero do participante. Com base nestes resultados, sugere-se que o professor promova diferentes formas de se lidar com a informação, favorecendo o contato do estudante com outros estilos de aprendizagem diferentes daqueles preferidos por este. Aponta-se também para necessidade de programas de ensino para o uso de estratégias de aprendizagem voltados aos estudantes universitários
  • DOI: 10.11606/D.47.2012.tde-12092012-161445
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2012-05-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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