skip to main content

Dinâmicas socioespaciais e privatizações em Palmas espacialidades e transfromações na cidade planejada

Érica Emi Takahashi Nakamine Manoel Antonio Lopes Rodrigues Alves

2018

Localização: IAU - Inst. Arquitetura e Urbanismo    (T/D 890 )(Acessar)

  • Título:
    Dinâmicas socioespaciais e privatizações em Palmas espacialidades e transfromações na cidade planejada
  • Autor: Érica Emi Takahashi Nakamine
  • Manoel Antonio Lopes Rodrigues Alves
  • Assuntos: ESPAÇO PÚBLICO -- PALMAS (TO); PRIVATIZAÇÃO; Cidade Planejada; Planned City; Privatization; Public Space; Sociabilidade Urbana; Urban Sociability
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente trabalho se propõe à análise do uso dos espaços públicos na cidade contemporânea, discutido a partir de desdobramentos de processos socioespaciais de produção e transformação da cidade. Este estudo tem como objeto a capital do estado do Tocantins, Palmas, cidade planejada e efetivamente ocupada no contexto do Brasil a partir de 1990. Tal contexto nos remete a investigar uma capital planejada considerando as nuances inerentes à essa condição , de projeto com feições modernistas, mas corporificada em um contexto social, político, econômico e cultural transformado, influenciado pelos paradigmas da vida contemporânea em suas diversas formas, em um ambiente de convergência de pessoas e culturas de todo Brasil. Para tanto, a dissertação buscou dialogar acerca das subjetividades contemporâneas na perspectiva crítica de que tais dimensões operaram importantes transformações nas formas do uso e apropriação do espaço público, logo, da vida urbana.
    Esse contexto urbano transformado em nome do consumo, do medo e das formas intolerantes dos afetos, têm favorecido o avanço de formas de vida privadas e segregadoras. Para explorar o caso Palmas nesse sentido, investigou-se a trajetória de formação socioespacial da capital, de um espaço desigual e fragmentado e, em última instância observaramse as configurações e as transformações espaciais (especialmente as privatizações do espaço) do espaço projetado. A abordagem dos usos e apropriações do espaço público (stricto sensu) despontam no trabalho de campo como dimensão empírico-analítica revelando o peso das interações sociais que se realizam no espaço de algumas quadras palmenses. A construção de tais aportes da pesquisa, possibilitou analisar as dinâmicas socioespaciais de modo mais amplo, incluindo perspectivas dos processos históricos, subjetivos, espaciais e sociais.
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: 233 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.