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Enunciados verbovisuais na Ciência Hoje das Crianças: uma abordagem dialógica

Oliveira, Ana Paula Fabro De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2010-12-16

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Enunciados verbovisuais na Ciência Hoje das Crianças: uma abordagem dialógica
  • Autor: Oliveira, Ana Paula Fabro De
  • Orientador: Grillo, Sheila Vieira de Camargo
  • Assuntos: Dialogismo; Círculo De Bakhtin; Reportagens De Capa; Destinatário Presumido; Divulgação Científica Para Crianças; Presumed Addressee; Bakhtin Circle; Dialogism; Cover Articles; Scientific Diffusion For Children
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A presente pesquisa busca identificar procedimentos e mecanismos, verbais e visuais, pelos quais o discurso de divulgação científica para crianças, de autoria da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e materializado em reportagens de capa da Ciência Hoje das Crianças, se direciona e se orienta por seu destinatário presumido, assim como visa identificar como e para quais fins estabelecem-se relações dialógicas entre formas composicionais verbais e visuais. Centrando-se em reportagens de capa enquanto concretização do projeto e vontades discursivas de um sujeito histórica e socialmente situado, à luz de noções formuladas pelo Círculo de Bakhtin, tais como dialogismo, acabamento, esfera e endereçamento do enunciado, o trabalho explora duas hipóteses. Primeira, em se tratando de divulgação de conhecimentos científicos ao público infantil, mais do que a seleção temática de assuntos de cunho científico que poderiam interessar ao público infantil, a linguagem é a ponte que alinhava vínculos entre o autor, a ciência e o cientista e o destinatário-criança, segunda, no discurso científico endereçado aos pequenos, a reincidência de recursos lexicais típicos da ideologia do cotidiano é movida pelo objetivo de fazer entender. A análise detida do corpus iluminou dois tipos principais de relações dialógicas, a saber, 1) dialogismo entre as instâncias autoriais do autor-cientista e do ilustrador e 2) movimentos dialógicos em direção ao universo do leitor.
  • DOI: 10.11606/D.8.2010.tde-18012011-142652
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2010-12-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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