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Planejamento estratégico e de marketing para uma microempresa projetista de arquitetura

Mariana Faria da Cunha Flávia Rodrigues de Souza 1971

2018

Localização: EPECP - Esc. Politécnica-Bib Eng Civil e Prod    (ESP/GPC C914p )(Acessar)

  • Título:
    Planejamento estratégico e de marketing para uma microempresa projetista de arquitetura
  • Autor: Mariana Faria da Cunha
  • Flávia Rodrigues de Souza 1971
  • Assuntos: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO; MARKETING; PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS; PROJETO DE ARQUITETURA
  • Notas: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
  • Notas Locais: Programa Poli-Integra
  • Descrição: A crise econômica e política instaurada no Brasil nos últimos anos afetou diretamente as empresas projetistas de arquitetura, que tiveram o faturamento retraído, o quadro de funcionários reduzido e até mesmo a suspensão de serviços já contratados. No Brasil, aproximadamente 86% das empresas que prestam serviços de arquitetura e engenharia consultiva são formadas por micro e pequenas empresas, compostas por até quatro colaboradores. Assim, é notório que o profissional de arquitetura atua como figura principal na empresa e acumula múltiplas atribuições como o planejamento e administração, por exemplo. Estas funções são, muitas vezes, executadas de forma empírica, pois grande parte dos profissionais de arquitetura não possuem conhecimentos específicos de administração. Atualmente, em um mercado altamente competitivo, é fundamental para o empreendedor conhecer e aplicar os conceitos e as práticas de planejamento estratégico e de marketing para manter a empresa de forma saudável e obter vantagem competitiva. Diante deste cenário, a pesquisa propõe desenvolver o planejamento estratégico e de marketing para uma nova empresa projetista de arquitetura especializada em projetos de arquitetura de interiores. Para chegar ao resultado esperado, realizou-se a revisão de literatura com o intuito de compreender os conceitos e etapas do processo de planejamento estratégico e de marketing. Também foi realizada uma pesquisa de campo, por meio de um estudo exploratório de duas empresas para entender como foram conceituadas, como se organizam estruturalmente, quais são seus produtos, quem são seus clientes e, além disso, analisar as práticas adotadas referentes ao planejamento estratégico e de marketing. As lições aprendidas a partir da revisão da literatura e da análise das empresas foram base para conduzir o produto final do trabalho que consiste no
    planejamento da nova empresa projetista de arquitetura, tendo como foco a conceituação, o planejamento estratégico e o planejamento de marketing.
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: 179 p.
  • Idioma: Português

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