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A Matemática para o Professor dos Primeiros Anos Escolares – a Álgebra Entre a Cultura Enciclopédica e a Formação Profissional

Valente, Wagner Rodrigues

Jornal Internacional de estudos em educação matemática, 2017-09, Vol.10 (1), p.8

Londrina: Kroton Educacional, Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática

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  • Título:
    A Matemática para o Professor dos Primeiros Anos Escolares – a Álgebra Entre a Cultura Enciclopédica e a Formação Profissional
  • Autor: Valente, Wagner Rodrigues
  • Assuntos: Algebra ; Computer Assisted Instruction ; Elementary School Teachers ; Elementary Schools ; Mathematics education ; Mathematics Instruction ; Teacher education
  • É parte de: Jornal Internacional de estudos em educação matemática, 2017-09, Vol.10 (1), p.8
  • Descrição: Este texto analisa a entrada da Álgebra nos saberes matemáticos de formação de normalistas, a partir das últimas décadas do século XIX. Considera o debate entre dois modelos diferentes, para a formação dos professores dos primeiros anos escolares: o modelo ilustrado, para o ensino de cultura geral e o modelo de formação profissional restrita. A análise realizada toma os referentes da História Cultural. O estudo orienta-se pela questão: que razões justificam a entrada da Álgebra na formação do professor do ensino primário? Os resultados da investigação mostram a presença de rudimentos algébricos que amplificam o domínio da Aritmética tradicional. Em sentido mais amplo, tais conclusões indicam que para o estudo dos modelos de formação é necessário considerarem-se as finalidades de cada um dos saberes particulares, de cada conteúdo matemático.Palavras-chave: Formação de Professores. Educação Matemática. História da Educação Matemática.AbstractThis text analyzes the entrance of Algebra into the mathematical knowledge for the formation of normalists, starting in the last decades of the 19th century. It considers the debate between two different models, for the training of the teachers of primary school: the illustrated model, for the teaching of general culture, and the model of restricted professional formation. The analysis takes the referents of Cultural History. This study is guided by the question: What reasons justify the entry of Algebra into the training of primary school teachers? The results of this investigation show the presence of algebraic rudiments that amplify the domain of traditional Arithmetic. More broadly, these conclusions indicate that for the study of training models it is necessary to consider the purposes of each particular knowledge, of each mathematical content.Keywords: Teacher Training. Mathematics Education. History of Mathematics Education.
  • Editor: Londrina: Kroton Educacional, Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática
  • Idioma: Inglês;Francês;Português;Espanhol

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