skip to main content

Ação antimicrobiana e propriedades físico-químicas de diferentes medicações intracanal

Mariana M. B. Borges Rafaela F Zancan; Bruno C Cavenago; Marcelo M. R Lopes; Talita Tartari; Ivaldo Gomes de Moraes; Rodrigo Ricci Vivan; Marco Antonio Hungaro Duarte; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (33. 2016 Campinas)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 30, p. 463, res. PN1392, Sept. 2016. Supplement 1

São Paulo 2016

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Ação antimicrobiana e propriedades físico-químicas de diferentes medicações intracanal
  • Autor: Mariana M. B. Borges
  • Rafaela F Zancan; Bruno C Cavenago; Marcelo M. R Lopes; Talita Tartari; Ivaldo Gomes de Moraes; Rodrigo Ricci Vivan; Marco Antonio Hungaro Duarte; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (33. 2016 Campinas)
  • Assuntos: PROPRIEDADES DOS MATERIAIS; BIOFILMES; AGENTES ANTIMICROBIANOS; IRRIGANTES DO CANAL RADICULAR -- QUÍMICA
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 30, p. 463, res. PN1392, Sept. 2016. Supplement 1
  • Notas: Disponível em: <http://www.sbpqo.org.br/hotsite2016/anais/BOR-v030-Suppl-Book-p5d.pdf>. Acesso em: 03 out. 2016
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: O objetivo do presente estudo foi avaliar o pH, liberação de íons cálcio, solubilidade volumétrica e ação antimicrobiana sobre dentina infectada por biofilme bacteriano das pastas: Hidróxido de Cálcio + Solução Salina (G1), Calen (G2), Calen PMCC (G3) e Hidróxido de Cálcio + Clorexidina (G4). Dentes de acrílico foram preenchidos com medicação intracanal (N=10) e imersos em água deionizada. Após 3,7, 15 e 30 dias, foi aferido o pH da água e o cálcio liberado. A solubilidade foi avaliada por meio de microtomografia computadorizada. Ação antimicrobiana: Sobre blocos de dentes bovinos foi induzida a formação de biofilme in vitro de E. faecalis + P. Aeruginosa. Após a indução, as amostras foram tratadas com as pastas por 7 dias. A porcentagem de células vivas foi mensurada através do corante Live/Dead pelo microscópio confocal. (N=20). A maior liberação de íons Ca²+ e OH- se deu no tempo de 3 dias. Em todos os períodos G3 obteve os maiores valores para liberação de Ca²+.Para o pH, as diferenças significantes ocorreram nos períodos de 7 dias na comparação da pasta G2 com G3 e G4, já em 15 dias a pasta G1 se diferenciou da G3. No período de 30 dias, os grupos G4 e G2 agiram de forma semelhante, apresentando diferenças estatísticas com os demais. Para a solubilidade, os maiores valores ocorreram no grupo G2 e G3. G4 obteve a melhor ação antimicrobiana, sendo que G2 e G3 não tiveram diferenças estatísticas com o grupo controle. Todas as pastas proporcionaram pH alcalino e liberação de cálcio. A solubilidade foi maior para G2. A associação de clorexidina com hidróxido de cálcio favoreceu maior ação antimicrobiana à pasta no período de 7 dias.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2016
  • Formato: p. 463, res. PN1392.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.