skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Concepção de uma família de gestos para construção de objetos geométricos e sua utilização em um sistema de geometria interativa para dispositivos móveis GeoTouch

Helena Macedo Reis Seiji Isotani; Leônidas de Oliveira Brandão; Wilmax Marreiro Cruz; Anarosa Alves Franco Brandão 1967-; Ramilio Ramalho Reis Filho

Revista Brasileira de Informática na Educação Rio de Janeiro v. 23, n. 2, p. 206-224, 2015

Rio de Janeiro 2015

Localização: ICMC - Inst. Ciên. Mat. Computação    (PROD 2729399 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Concepção de uma família de gestos para construção de objetos geométricos e sua utilização em um sistema de geometria interativa para dispositivos móveis GeoTouch
  • Autor: Helena Macedo Reis
  • Seiji Isotani; Leônidas de Oliveira Brandão; Wilmax Marreiro Cruz; Anarosa Alves Franco Brandão 1967-; Ramilio Ramalho Reis Filho
  • Assuntos: INTERAÇÃO USUÁRIO-COMPUTADOR; COMPUTADOR NO ENSINO; GEOMETRIA; USABILIDADE DE SOFTWARE; ONTOLOGIAS; WEB SEMÂNTICA
  • É parte de: Revista Brasileira de Informática na Educação Rio de Janeiro v. 23, n. 2, p. 206-224, 2015
  • Notas: Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5753/RBIE.2015.23.02.206>. Acesso em: 07 jun. 2017
  • Descrição: Os sistemas de Geometria Interativa (SGI) foram desenvolvidos com o objetivo de possibilitar aos estudantes explorarem a geometria por meio do computador, permitindo a construção e manipulação de objetos geométricos, como, retas, pontos e circunferências. Tradicionalmente nos SGI, o usuário-aprendiz constrói um objeto geométrico usando o ícone a ele associado disponível na interface do sistema. Se de um lado a literatura indica que este tipo de sistema pode facilitar o aprendizado de Geometria, de outro existem estudos sugerindo que a redução de ícones na interface pode ser benéfica para os usuários iniciantes, diminuindo a dificuldade de se localizar o ícone desejado em meio a vários outros. Estas dificuldades, além de gerar frustração e consequente desmotivação, podem desviar o foco da aprendizagem, com o aprendiz esforçando-se para aprender a usar o sistema e não aos conceitos geométricos. Neste contexto, o presente artigo propõe a redução de ícones nas interfaces dos SGI por meio da definição de uma família de gestos naturais que podem ser utilizados para construção e manipulação de objetos geométricos. Estes gestos foram projetados para, além de reduzir o número de elementos visuais em tela, facilitar também a aprendizagem dos conceitos geométricos. Para utilizar e validar os gestos propostos desenvolveu-se um SGI utilizando Interface Gestual para uso em dispositivos móveis chamado Geotouch. Foram realizados testes de usabilidade com o Geotouch e sua comparação com outros três SGI para dispositivos móveis disponíveis até o momento. Os resultados encontrados indicam que a interface do GeoTouch, que utiliza a família de gestos propostos, é mais fácil de aprender, possui menor número de problemas de usabilidade e o grau de severidade dos problemas encontrados são de baixa prioridade, i.e. afetam minimamente o usuário
  • Editor: Rio de Janeiro
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: p. 206-224.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.