skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Efeito de diferentes concentrações e tempos de aplicação de géis de proantocianidina na erosão dentária

Vinícius Ceron Daniela Rios; Ana Paula Boteon; Heitor Marques Honório; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (24. 2016 Bauru)

Resumos São Paulo: Universidade de São Paulo, 2016

São Paulo Universidade de São Paulo 2016

Localização: FOB - Fac. Odontologia de Bauru    (C335e )(Acessar)

  • Título:
    Efeito de diferentes concentrações e tempos de aplicação de géis de proantocianidina na erosão dentária
  • Autor: Vinícius Ceron
  • Daniela Rios; Ana Paula Boteon; Heitor Marques Honório; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (24. 2016 Bauru)
  • Assuntos: GEL (FORMAS FARMACÊUTICAS); PROANTOCIANIDINAS; EROSÃO DE DENTE
  • É parte de: Resumos São Paulo: Universidade de São Paulo, 2016
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Objetivos: As Proantocianidinas (PACs) têm capacidade para inibir as metalloproteinases da matriz que degradam o colágeno, isto pode ser favorável para diminuir a erosão dentinária. Sendo assim, o objetivo deste estudo in vitro foi avaliar o efeito de diferentes concentrações e tempos de aplicação de géis de PAC na dentina submetida à erosão. Métodos e Procedimentos: Blocos de dentina bovina foram aleatoriamente divididos em 12 grupos (n=8) e tratados de acordo com a concentração do gel e o tempo de aplicação: gel de PAC a 0,05% durante 1 e 5 minutos, gel de PAC a 1% durante 1 e 5 minutos, gel de PAC a 5% durante 1 e 5 minutos, gel de PAC a 10% durante 1 e 5 minutos, gel de clorexidina a 0,012% durante 1 e 5 minutos e gel placebo durante 1 e 5 minutos. A seguir os blocos foram submetidos a 3 desafios erosivos diários durante 5 dias. A perfilometria foi utilizada para mensurar o desgaste da dentina (μm). Os dados foram analisados por ANOVA a dois critérios e Teste de Fisher (p<0,05). Resultados: Não houve diferença significativa entre os tempos de aplicação dos géis, além disso as concentrações dos géis de PAC apresentaram comportamento semelhante, sendo que todos eles promoveram menor desgaste em relação ao gel placebo e clorexidina. (tabela) Conclusões: Este estudo não encontrou efeito dose/resposta ou tempo de aplicação/resposta na utilização dos géis de PAC. No entanto, diferentes concentrações de gel de PAC foram capazes de promover menor desgaste dentinário quando comparados ao gel placebo.
  • Editor: São Paulo Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2016
  • Formato: 1 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.