skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Alterações de saúde em estudantes de enfermagem um ano depois do ingresso no curso de graduação

Rodrigo Marques da Silva Ana Lucia Siqueira Costa; Fernanda Carneiro Mussi; Victor Cauê Lopes; Karla de Melo Batista; Osmar Pereira dos Santos

Revista da Escola de Enfermagem da USP São Paulo v. 53, e03450, 2019

São Paulo 2019

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (COSTA, A. L. S. doc 71e )(Acessar)

  • Título:
    Alterações de saúde em estudantes de enfermagem um ano depois do ingresso no curso de graduação
  • Autor: Rodrigo Marques da Silva
  • Ana Lucia Siqueira Costa; Fernanda Carneiro Mussi; Victor Cauê Lopes; Karla de Melo Batista; Osmar Pereira dos Santos
  • Assuntos: ESTUDANTES; ENFERMAGEM; EDUCAÇÃO EM SAÚDE; ESTRESSE PSICOLÓGICO; RESILIÊNCIA (PSICOLOGIA); SAÚDE MENTAL
  • É parte de: Revista da Escola de Enfermagem da USP São Paulo v. 53, e03450, 2019
  • Descrição: Objetivo: Identificar as alterações ocorridas na saúde de estudantes de enfermagem um ano depois do ingresso no curso. Método: Pesquisa longitudinal, prospectiva e quantitativa, realizada em 2016 junto a estudantes de enfermagem do primeiro ano de duas universidades de São Paulo. No início e no final do ano letivo, aplicaram-se: Instrumento para Avaliação do Estresse em Estudantes de Enfermagem, Center for Epidemiologic Studies Depression Scale e Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh. Para a análise, utilizou-se do teste ANOVA para modelos mistos. Resultados: Compuseram a amostra 117 estudantes em março e 100 em dezembro. Verificou-se aumento significativo do estresse em todos os domínios do instrumento, redução da duração e da qualidade subjetiva do sono e aumento do estresse geral e dos sintomas depressivos. Conclusão: O ambiente acadêmico de enfermagem apresenta potencial para o adoecimento do estudante. Sugere-se que as instituições repensem seus elementos curriculares, promovam a resiliência e criem espaços de promoção à saúde dos estudantes
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2019
  • Formato: e03450.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.