Cultura digital na e-arte/educação: educação digital crítica
ABCD PBi


Cultura digital na e-arte/educação: educação digital crítica

  • Autor: Cunha, Fernanda Pereira Da
  • Orientador: Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos
  • Assuntos: -; -
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este trabalho pretende realizar uma análise crítico-reflexiva sobre as diretrizes educacionais que fundamentam a inclusão digital no processo de ensino/aprendizagem da Arte das sociedades capitalistas, bem como apresentar uma proposta de educação digital libertadora através da e-arte/educação. Para tanto, realizaremos um estudo com base nos seguintes eixos temáticos: conceito de \"técnica\" em relação aos aspectos socioculturais que fundamentam seu uso/idéia; a Indústria Cultural como protagonista dos interesses de dirigentes econômicos capitalistas presentes na sociedade contemporânea; a legislação vigente, incluindo a publicação do Ministério da Ciência e Tecnologia, a qual estabelece parâmetros sobre a Sociedade da Informação no Brasil e Parâmetros Curriculares Nacionais, os quais apresentam as diretrizes educacionais brasileiras para a inclusão digital a partir das tecnologias contemporâneas utilizadas no processo de ensino/aprendizagem da Arte. Com base nos referidos eixos temáticos, realizaremos um estudo sobre a inclusão digital tecnicista, presente nos meios de comunicação interligados, os quais podem ser utilizados como eficientes instrumentos (e veículos) ditatoriais da indústria e-cultural massiva, para a consolidação dos interesses da elite capitalista. Em oposição ao ensino tecnicista e com base nas abordagens discutidas sobre técnica e tecnologia no âmbito da filosofia existencialista de Ortega y Gasset, sob os auspícios sistêmicos da física social, a qual pertence ao universo não-linear do ciberespaço, bem como dos meios de comunicações interligados, proporemos uma abordagem tecnoética e-arte/educativa, denominada Sistema Triangular Digital, que possibilite o desenvolvimento crítico da percepção digital através de um processo de ensino/aprendizagem concernente às necessidades intrínsecas e epistemológicas da metalinguagem, com seus signos e códigos culturais próprios.
  • DOI: 10.11606/T.27.2008.tde-31082015-150049
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2008-12-10
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português
 
Disponível na Biblioteca:
  • ECA - Escola de Comunicações e Artes (t700.7 C972c e.2 )
  • FE - Faculdade de Educação (375.7 C972c )