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Reciclagem total de pavimentos de concreto como agregados para construção de novos pavimentos de concreto: o caso do Rodoanel Metropolitano Mário Covas.

Tseng, Ester

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2010-08-11

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Reciclagem total de pavimentos de concreto como agregados para construção de novos pavimentos de concreto: o caso do Rodoanel Metropolitano Mário Covas.
  • Autor: Tseng, Ester
  • Orientador: Balbo, José Tadeu
  • Assuntos: Agregados; Britagem; Pavimento De Concreto; Reciclagem; Aggregates; Concrete Pavement; Crushing; Recycling
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia de Transportes
  • Descrição: O estudo da reciclagem de pavimentos de concreto para utilização em novos pavimentos tem se mostrado de grande importância haja vista a quantidade de materiais necessários para a reconstrução dessas vias. Além do ganho ambiental, devido a uma menor extração de agregados, obtém-se um ganho econômico, com menor custo de transporte e de aquisição de materiais. O agregado proveniente da britagem de antigas placas de concreto se mostrou, historicamente, apto a ser utilizado para a produção de um novo pavimento de concreto. Entretanto, existem certas limitações, pois o seu uso não resulta em um concreto com características totalmente idênticas àquelas do concreto convencional. O presente trabalho apresenta resultados da análise das características dos agregados produzidos através da britagem de antigas placas de pavimentos de concreto do Rodoanel Metropolitano Mário Covas em britador de mandíbula e em britador de impacto, bem como a influência do uso de agregados reciclados nas propriedades mecânicas do concreto. No estudo comparativo entre os tipos de britador foi verificado que agregados obtidos por britador de mandíbula e por britador de impacto possuem características muito semelhantes. No estudo das características mecânicas dos concretos a resistência à tração na flexão, a resistência à tração na compressão e o módulo de elasticidade diminuíram conforme se aumentou a absorção de água ponderada dos agregados. No que se refere à resistência à compressão, contudo, não foi observada queda ao se substituir somente a fração de agregados graúdos na mistura. Quando se procedeu com a substituição da fração miúda, porém, a resistência ficou abaixo daquela do concreto de convencional.
  • DOI: 10.11606/D.3.2010.tde-20102010-164010
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2010-08-11
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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