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Práxis pedagógica, escola e democracia: uma fundamentação comunicativo-dialógica do ato educativo com base em Paulo Freire e Jürgen Habermas

Fernandes, Tiago Rufino

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2023-12-12

Acesso online

  • Título:
    Práxis pedagógica, escola e democracia: uma fundamentação comunicativo-dialógica do ato educativo com base em Paulo Freire e Jürgen Habermas
  • Autor: Fernandes, Tiago Rufino
  • Orientador: Almeida, Maria Isabel de; Melo, Rurion Soares
  • Assuntos: Ação E Prática Pedagógica; Democracia Radical; Pedagogia Crítica; Jürgen Habermas; Paulo Freire; Pedagogical Action And Practice; Critical Pedagogy; Radical Democracy
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Com uma proposta teórica e com fundamento na Teoria e na Pedagogia Crítica, esta pesquisa se propõe a investigar a relação dialética entre a ação pedagógica escolar, entendida como práxis dialógica criticamente constituída, e os processos emancipatórios vinculados à democratização social. Tal esforço é empreendido pela proposição de uma aproximação entre a teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas (1983, 1992, 1999, 2020) e a perspectiva dialógica de Paulo Freire (1980, 1982, 1993, 2006b, 2019), com assunção de uma posição no âmbito da tradição crítica em seu sentido amplo. Ao buscar pelos fundamentos da ação com base na linguagem, nossa proposição caminha no sentido de considerar o papel da interação intersubjetiva como elemento constitutivo de todo ato educativo, estabelecendo-se, assim, uma homologia entre as interações na esfera escolar e as interações na esfera pública, com base no diálogo e na comunicação como eixos emancipatórios. Como problema de pesquisa, a partir da articulação entre os autores mencionados, indagamos a respeito de quais são as relações epistemológicas e sociais entre a práxis pedagógica escolar, entendida como ação orientada pelas interações entre ensino-aprendizagem, e a democratização social, formulando como objetivo geral compreender a constituição dessas relações em um nível teórico de justificação racional e sociopolítica. Como resultado, alcançamos a compreensão de que a práxis pedagógica ocorrida na escola pode resultar ressignificada quando se vincula, baseada em uma teoria dialógica e comunicativa, a efetivos processos de democratização e justiça política, consistindo em um tipo de razão emancipatória de caráter prático.
  • DOI: 10.11606/T.48.2023.tde-19022024-103318
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2023-12-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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