skip to main content

Marcas: o uso de referências históricas nas estratégias presentes

Soares, Carolina Pacheco

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2012-09-26

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Marcas: o uso de referências históricas nas estratégias presentes
  • Autor: Soares, Carolina Pacheco
  • Orientador: Oliveira, Paulo Roberto Nassar de
  • Assuntos: História De Marca; Pseudo-História; Narrativas Empresariais; Comunicação Empresarial; Memória Empresarial; Marca; Brand Story; Corporate Memory; Business Narratives; Brand. Business Communication; Pseudostory
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta dissertação busca compreender como e porque as marcas utilizam referências históricas e narrativas passadas em suas estratégias presentes, e qual o impacto desta prática na relação com seus consumidores. Para isso, recorremos primeiramente às teorias pós-modernas, que justificam essa tendência como uma resposta à atual carência de afeto e relacionamento das pessoas. A dificuldade cada vez maior de construir laços efetivos com outros indivíduos faz com que o homem procure estes valores em outras instâncias, como no consumo e nas marcas, que se revestem, cada vez mais, de referenciais emocionais. Além das estratégias tradicionais de preservação e disseminação da memória empresarial - como Centros de Memória e Museus Corporativos -, observamos a presença de um conceito novo, a pseudo-história, narrativa fictícia criada por empresas recentes, com o objetivo de criar um \"passado mitológico\" para a organização e criar uma atmosfera de encantamento para seus públicos. A pseudo-história envolve a presença de um herói fictício (o fundador da empresa), que vive uma jornada épica até a fundação do negócio. Por meio de uma pesquisa quantitativa com os consumidores da Hollister - organização que utiliza a pseudo-história como estratégia - buscamos compreender como esta narrativa é percebida e recebida pelos seus clientes.
  • DOI: 10.11606/D.27.2012.tde-17052013-121158
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2012-09-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.