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Projeto colaborativo de avaliação do desempenho escolar: contribuições para a formação de professores da educação básica

Policaro, Railene Menezes Naranjo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2015-08-24

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Projeto colaborativo de avaliação do desempenho escolar: contribuições para a formação de professores da educação básica
  • Autor: Policaro, Railene Menezes Naranjo
  • Orientador: Abib, Maria Lucia Vital dos Santos
  • Assuntos: Formação Continuada; Pesquisa Colaborativa; Saberes Docente; Collaborative Research; Continuing Education; Teaching Knowedge
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A literatura na área de formação de professores tem salientado a importância da participação de professores em atividades colaborativas de pesquisa. Neste trabalho focalizamos um projeto desenvolvido no âmbito do programa Observatório da Educação (OBEDUC / CAPES), no qual participaram professores da rede pública da Educação Básica do Estado de Sergipe com a finalidade principal de desenvolver instrumentos para avaliação de alunos do ensino fundamental. Buscamos com o presente estudo compreender se o fato de professores continuarem seus estudos por meio da participação em pesquisas financiadas pelo OBEDUC contribui para o seu processo de formação para a docência, bem como para pesquisa. Utilizamos referenciais teóricos relativos à Formação de Professores quanto aos modelos formativos e ao campo de investigação sobre saberes docentes. Mais especificamente, buscamos respostas para a questão: Quais as contribuições que a participação no Projeto sobre avaliação/OBEDUC traz para o desenvolvimento de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes dos professores? Desenvolvemos o trabalho segundo os parâmetros de metodologia qualitativa de pesquisa. Realizamos: estudo documental, observação participante das reuniões de desenvolvimento do projeto, e entrevistas semiestruturadas para delinear os perfis dos sujeitos, proceder ao levantamento de episódios, e definir categorias de análise. Com base nos resultados, evidenciamos que os professores explicitam indícios de um conjunto importante de contribuições, vindas de sua participação no projeto, quanto a saberes relativos à sua formação docente e a sua formação em pesquisa. Particularmente, identificamos menções sobre: Conhecer os conteúdos das ciências de referência e o processo de produção dos mesmos; conhecer teorias sobre ensino, aprendizagem e avaliação; saber preparar, aplicar e analisar atividades de ensino e de avaliação; saber pesquisar; e atitudes de criticidade, curiosidade, e interesse; e autonomia docente. Diante desses resultados, consideramos que a participação em programas dessa natureza traz um importante potencial na Formação Docente que expressará de diferentes formas as experiências vivenciadas no projeto.
  • DOI: 10.11606/D.48.2015.tde-27102015-095118
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2015-08-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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