skip to main content

Adaptação transcultural e validação do instrumento “The Newest Vital Sign”

G. C. C. Lamarque D. A. C Mendez; A. F. P Cruvinel; Daniela Rios; Thais Marchini de Oliveira; Thiago Cruvinel da Silva; COB - Congresso Odontológico de Bauru "Prof. Dr. Luiz Fernando Pegoraro" (30. 2017 Bauru)

Journal of Applied Oral Science Bauru v. 25, sp. issue, p. 161, res. OD20, 2017.

Bauru 2017

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Adaptação transcultural e validação do instrumento “The Newest Vital Sign”
  • Autor: G. C. C. Lamarque
  • D. A. C Mendez; A. F. P Cruvinel; Daniela Rios; Thais Marchini de Oliveira; Thiago Cruvinel da Silva; COB - Congresso Odontológico de Bauru "Prof. Dr. Luiz Fernando Pegoraro" (30. 2017 Bauru)
  • Assuntos: ADAPTAÇÃO; ALFABETIZAÇÃO; SAÚDE BUCAL
  • É parte de: Journal of Applied Oral Science Bauru v. 25, sp. issue, p. 161, res. OD20, 2017.
  • Notas: Disponível em: . Acesso em: 19 dez. 2017.
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: A alfabetização em saúde bucal (ASB) representa um conjunto de habilidades cognitivas e sociais que contribuem para a motivação e capacidade dos pacientes em obter, processar, compreender e usar informações básicas de saúde bucal. Baixos níveis de ASB impactam negativamente no aprendizado, resultando em um aconselhamento ineficiente e intervenções clínicas mal sucedidas. Considerando-se a importância da disponibilização de instrumentos brasileiros adequados para a mensuração da alfabetização em saúde bucal do indivíduo, o presente estudo objetivou realizar a adaptação transcultural e validação do instrumento The Newest Vital Sign para a utilização em estudos epidemiológicos. O instrumento foi traduzido para o português brasileiro por três tradutores independentes e previamente aplicado a dez adultos de diferentes escolaridades. Para validar o instrumento, 250 voluntários foram submetidos a aplicação dos instrumentos The Newest Vital Sign, REALD-B, Oral Health Impact Profile-14, dez questões relacionadas ao índice de analfabetismo funcional, um questionário com questões demográficas, socioeconômicas, de utilização de serviços odontológicos e de percepção da saúde bucal própria e da criança. A análise estatística determinou a confiabilidade, estabilidade e validade convergente, discriminante e preditiva do NVS. P<0,05 foi considerado significativo. O instrumento apresentou correlação significativa com o BREALD-30 (Rs = 0,601) e INAF (Rs = 0,544). A observação de maiores escores do NVS entre profissionais da saúde, brancos e com maior nível de escolaridade confirmou a validade discriminante do instrumento. O modelo de regressão logística demonstrou a capacidade preditiva significante do NVS em relação à auto-percepção de saúde bucal e motivo da última consulta odontológica.
    Portanto, a versão brasileira do NVS é adequada para avaliar a alfabetização em saúde de adultos em estudos epidemiológicos de saúde bucal.
  • Editor: Bauru
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: p. 161, res. OD20.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.