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O Tennessee Williams Desconhecido e Experimental de Seis Peças em Um Ato das Décadas de 1960 a 1980: Abordagem, Análise e Contexto das Personagens Femininas

Toledo, Luis Marcio Arnaut De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2019-08-20

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O Tennessee Williams Desconhecido e Experimental de Seis Peças em Um Ato das Décadas de 1960 a 1980: Abordagem, Análise e Contexto das Personagens Femininas
  • Autor: Toledo, Luis Marcio Arnaut De
  • Orientador: Betti, Maria Silvia
  • Assuntos: Tennessee Williams; Contracultura; Teatro Norte-Americano; Dramaturgia; Late Plays; Tennessee Williams; Drama; Counterculture; American Theater
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
  • Descrição: Esta tese analisa seis peças de Tennessee Williams escritas entre as décadas de 1960 a 1980 [The Mutilated, I Can´t Imagine Tomorrow, A Cavalier for Milady, Kirche, Küche, Kinder (An Outrage for the Stage), Now the Cats with Jewled Claws e The One Exception)] a fim de serem investigadas as personagens femininas, sua abordagem e conjuntura a partir de um aprofundamento social, histórico e político que se afasta da leitura hegemônica das obras canônicas do autor, de realismo psicológico, biografismo e glamourizadas pelas versões fílmicas hollywoodianas. São identificadas as considerações estéticas que levam em conta as experimentações e inovações a partir dos contextos da contracultura, negligenciando, portanto, a ideia de que o autor é realista por excelência. As obras mostram uma abordagem de uma mulher que, apesar da conjuntura contracultural, não consegue se livrar do papel social prescrito. Ela é retratada em contraposição a este papel de forma crítica e paródica. Como elemento complementar de análise dramatúrgica, as características destas peças que se alinham com os expedientes mais importantes daquele momento histórico são sublinhadas, levando em conta que Williams trata estas formas a partir de sua própria estilística lírica e lacônica. Os elementos são: o épico, o teatro da crueldade, o chamado teatro do absurdo, contextualizado na conjuntura estadunidense como existencialismo metafísico, o camp e o grotesco.
  • DOI: 10.11606/T.27.2019.tde-24092019-161617
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2019-08-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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