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Hábito de leitura em crianças com dificuldades de aprendizagem

Talita Fernanda Gonçalves Mônica Taísa Assumpção Pessa; Gabriela Rosito Alvarez Bernardez; Thais dos Santos Gonçalves; Érika Ferraz; Patricia de Abreu Pinheiro Crenitte; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (18. 2010 Curitiba)

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia São Paulo v. 15, suplemento, p. 4364, 2010

São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 2010

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  • Título:
    Hábito de leitura em crianças com dificuldades de aprendizagem
  • Autor: Talita Fernanda Gonçalves
  • Mônica Taísa Assumpção Pessa; Gabriela Rosito Alvarez Bernardez; Thais dos Santos Gonçalves; Érika Ferraz; Patricia de Abreu Pinheiro Crenitte; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (18. 2010 Curitiba)
  • Assuntos: HÁBITO DE LEITURA; CRIANÇAS; TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
  • É parte de: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia São Paulo v. 15, suplemento, p. 4364, 2010
  • Notas: Disponível em: http://www.sbfa.org.br/portal/anais2010/
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Introdução: Os problemas de leitura respondem por grande proporção das dificuldades de aprendizagem constatas, e, no entanto, sabe-se da importância desempenhada pelo hábito de leitura no processo de alfabetização e conseqüentemente para o bom desempenho acadêmico e social do indivíduo. Objetivo: Verificar se a dificuldade de aprendizagem influencia no desenvolvimento do hábito de leitura. Metodologia: Fizeram parte desse estudo 100 escolares com idade entre 9 e 12 anos, de ambos os gêneros que cursavam entre a 3ª e a 5ª série do ensino fundamental. O grupo controle (GI), foi constituído por 50 crianças, cujos, critérios para inclusão neste grupo foram: não apresentar, mediante avaliação fonoaudiológica, características compatíveis com quadro de dificuldade de aprendizagem, inexistência de histórico de reprovação e queixas quanto ao desempenho escolar por parte da escola e apresentar notas acima da média no boletim escolar. O grupo da população investigada (GII) foi constituído por 50 crianças que, mediante avaliação fonoaudiológica, apresentaram características compatíveis com quadro de dificuldade de aprendizagem, escola com queixas quanto ao desempenho escolar da criança e histórico escolar com ao menos duas notas abaixo da média em cada disciplina. Os participantes responderam individualmente um questionário elaborado por Zorzi (2001), adaptado pelas autoras, contendo 23 questões fechadas de múltipla escolha e 2 questões abertas. (continua)
    (Continuação) Resultados: Crianças com dificuldade de aprendizagem apresentam: menos hábito de leitura, dificuldade de se concentrar quando estão lendo, lêem menos ou não lêem quando têm tempo livre, preferência por livros com figuras, sob a alegação de que desta forma é mais fácil compreender o que se está lendo, necessidade mais freqüente de ajuda dos pais para fazerem os deveres de casa, maior apreço por gibis, menos hábito de freqüentar a biblioteca de suas escolas. Conclusão: As dificuldades de aprendizagem influenciam de forma negativa no desenvolvimento do hábito de leitura
  • Editor: São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: p. 4364.
  • Idioma: Português

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