skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Nursing teachers in clinical training areas a phenomenological focus

Lorena Bettancourt Luz Angelica Muñoz; Míriam Aparecida Barbosa Merighi; Marcia Fernandes dos Santos

Revista Latino-Americana de Enfermagem Ribeirão Preto v. 19, n. 3, p. 1197-1204, set./out. 2011

Ribeirão Preto 2011

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (MERIGHI, M. A. B. doc 64 )(Acessar)

  • Título:
    Nursing teachers in clinical training areas a phenomenological focus
  • Autor: Lorena Bettancourt
  • Luz Angelica Muñoz; Míriam Aparecida Barbosa Merighi; Marcia Fernandes dos Santos
  • Assuntos: ENFERMAGEM; EDUCAÇÃO; PESQUISA QUALITATIVA
  • É parte de: Revista Latino-Americana de Enfermagem Ribeirão Preto v. 19, n. 3, p. 1197-1204, set./out. 2011
  • Notas: Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rlae/v19n5/18.pdf>. Acesso em 04 nov. 2011
  • Descrição: No desenvolvimento das atividades teórico-práticas nos campos de prática clínica, o docente de enfermagem proporciona as bases necessárias para o desenvolvimento do futuro profissional. O objetivo proposto foi compreender a vivência dos docentes de enfermagem, junto aos estudantes de enfermagem, nos campos de prática clínica. Para isso, optou-se por metodologia qualitativa fenomenológica e, para fundamentar a análise dos dados, foi adotado o referencial filosófico de Martin Heidegger. Cinco docentes de uma universidade do Chile participaram do estudo. A análise possibilitou descobrir os seguintes temas: ser docente no hospital, a convivência com enfermeiras clínicas e ser docente no ensino do cuidado. O estudo demonstrou que a integração docente/assistencial é elemento construtivo e facilitador do processo ensino/aprendizagem, buscando a formação de profissionais da enfermagem que incorporem, na sua atuação, as bases de cuidado autêntico
  • Editor: Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: p. 1197-1204.
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.