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Identificação das manifestações de transtorno de processamento auditivo de crianças com alterações relativas à motricidade orofacial pelos professores

Aline Megumi Arakawa Mariza Ribeiro Feniman; Jornada Fonoaudiológica "Profª. Dr.ª "Simone Rocha de Vasconcellos Hage" (15. 2008 Bauru)

Anais Bauru : FOB-USP, 2008

Bauru FOB-USP 2008

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  • Título:
    Identificação das manifestações de transtorno de processamento auditivo de crianças com alterações relativas à motricidade orofacial pelos professores
  • Autor: Aline Megumi Arakawa
  • Mariza Ribeiro Feniman; Jornada Fonoaudiológica "Profª. Dr.ª "Simone Rocha de Vasconcellos Hage" (15. 2008 Bauru)
  • Assuntos: MOTRICIDADE ORAL; PERCEPÇÃO AUDITIVA; CRIANÇAS
  • É parte de: Anais Bauru : FOB-USP, 2008
  • Notas: Em CD-ROM
  • Notas Locais: MPC 242;MPC Digital
  • Descrição: Tendo em vista que a literatura tem relatado que muitas informações obtidas de pais e/ou professores, ajudam a identificar alterações encontradas em suas crianças; que a literatura mostra -se escassa no que se refere à associação entre o transtorno de processamento e às alterações relativas à motricidade orofacial; que alguns comportamentos típicos de transtorno do processamento auditivo mostram-se presentes em indivíduos com alguma forma de manifestação das alterações relativas à motricidade orofacial. Objetivo: Este trabalho objetiva verificar o comportamento auditivo de crianças com alterações relativas à motricidade orofacial, por meio da aplicação de uma entrevista dirigida a seus professores em forma de questionário, vi sando contribuir para a identificação de crianças com transtorno de processamento auditivo, assim como para auxiliá -las no processo de intervenção terapêutica. Material e método: Fizeram parte destes resultados parciais, 30 professores de crianças, regular mente matriculadas na Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB/USP), que tenham diagnóstico de qualquer alteração relativa à motricidade oral. Este número equivale a 75% do total da amostra, que é de 40 professores. O processo de avaliação constituiu da aplicação de uma entrevista dirigida aos professores das crianças amostradas, em forma de questionário, o CHAPPS-Children’s Auditory Processing Performance Scale (Smoski et al
    1992), desenvolvido para coletar e quantificar sistematicamente os comportamentos de escuta de crianças em ambiente silencioso, no ruído, quando é requerido lembrar a informação ouvida (memória auditiva/seqüência) e, em longos períodos de escuta (atenção auditiva). Resultado e conclusão: Diante da análise dos resultados obtidos dos pacientes, até agora, entrevistados, podemos verificar que em ordem decrescente de dificuldade, que na condição de escuta ruído ) houve mais dificuldade, seguido pela atenção auditiva, escuta silenciosa, múltiplas informações, escuta ideal e memoria e sequencia auditiva
  • Editor: Bauru FOB-USP
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: p. 98.
  • Idioma: Português

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