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A tele educação em audiologia

Wanderléia Quinhoneiro Blasca Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (14. 2006 Salvador)

Anais São Paulo : SBFa, 2006

Salvador 2006

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  • Título:
    A tele educação em audiologia
  • Autor: Wanderléia Quinhoneiro Blasca
  • Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (14. 2006 Salvador)
  • Assuntos: AUDIOLOGIA; FONOAUDIOLOGIA
  • É parte de: Anais São Paulo : SBFa, 2006
  • Notas: Publicado em CD-ROM como Suplemento da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
  • Descrição: Introdução: Acompanhando a chegada do terceiro milênio, globalização e da evolução contínua da tecnologia, a educação também vem sofrendo modificações. Hoje, se pensarmos nas dimensões de nosso país, na quantidade de pessoas para serem formadas, na infra-estrutura disponível, assim como, no numero de educadores com capacidade para facilitar esse processo de construção do conhecimento, facilmente chegaremos à conclusão de que a Educação a Distancia é uma solução bastante viável. Especificamente em relação a Fonoaudiologia, há a preocupação durante o curso de graduação, de proporcionar uma boa formação profissional, uma vez que o atendimento ao paciente, realizado de forma adequada, influenciará no diagnóstico e no prognóstico favorável. No caso específico da especialidade Audiologia, devido a sua complexidade, é necessário à utilização de várias técnicas e conhecimentos que, na maioria das vezes, demandam muito do professor em sala de aula para oferecer um ensino aprofundado e com qualidade. Objetivo: Assim, este projeto teve como objetivo avaliar a efetividade do conteúdo programático em uma área específica do conhecimento audiológico elaborado em CD ROM, considerando este um material didático em multimídia, na formação do aluno de graduação do curso de Fonoaudiologia em diferentes regiões do país. Metodologia: Participaram desse projeto 50 alunos do 4.º ano do Curso de Fonoaudiologia de diferentes regiões do país, das cidades de Bauru,
    Curitiba e Salvador. O aprendizado do aluno foi avaliado em duas etapas, por meio de avaliação escrita utilizando especificamente um questionário de múltipla escolha, e também, por meio de avaliação prática composta por duas partes, a primeira parte, através da realização da impressão do molde auricular e a segunda parte, através da resolução de problemas relacionados à queixa de pacientes, a partir da analise do atendimento fonoaudiológico gravado em vídeo. Resultados: De )acordo com os resultados apresentados na avaliação escrita e na avaliação pratica, verificou-se diferença, estatisticamente significante, entre as avaliações pré e pós-teste, demonstrando que o material elaborado proporcionou o aprendizado do aluno nas diferentes regiões do pais. Conclusão: Em nosso país, com toda a extensão territorial, é importante incentivar trabalhos que proporcionem, cada vez mais, e com maior abrangência, a divulgação da Educação à Distância, especificamente nessa área, propiciando um atendimento mais adequado aos pacientes
  • Editor: Salvador
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: resumo AO-212.
  • Idioma: Português

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