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Planejamento didático na formação de professores de Ciências e Biologia: perspectivas e referenciais para o ensino de Zoologia

Silva, Gabriel De Moura

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2020-03-12

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Planejamento didático na formação de professores de Ciências e Biologia: perspectivas e referenciais para o ensino de Zoologia
  • Autor: Silva, Gabriel De Moura
  • Orientador: Silva, Rosana Louro Ferreira
  • Assuntos: Formação De Professores; Planejamento Didático; Sequências Didáticas; Zoologia; Didactic Planning; Pre-Service Teacher Training; Teaching-Learning Sequences; Zoology
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta tese discute elementos de concepção e planejamento didático e suas relações com a prática educativa na perspectiva da formação de futuros professores de Ciências da Natureza e Biologia. Investigamos a produção material de sequências didáticas elaboradas no contexto de uma disciplina de Licenciatura que visa discutir e problematizar o ensino de Zoologia. Valemo-nos de parâmetros investigativos que convergem para a discussão sobre tema, atividades, propósitos docentes, formas de interação, estratégias didáticas, criação e proposição de objetos didáticos, avaliação, entre outros tópicos. A questão central de pesquisa foi como futuros professores de Ciências e Biologia pensam e materializam o ensino e aprendizagem de Zoologia? Para isso, investigamos as sequências didáticas em suas perspectivas didáticopedagógicas, linguagem científica e mediação do conhecimento. Caracterizamos as sequências didáticas com base no conjunto de técnicas de análise de conteúdo, com apoio do software NVivo, trazendo contribuições em relação aos sentidos e temáticas atribuídos ao ensino de Zoologia, a alfabetização científica e aspectos epistêmicopedagógicos. Apresentamos, também, resultados relacionados à construção de objetos didáticos e atividades analítico-discursivas realizadas na disciplina. As ideias de dialogismo, enunciação e tema fundamentam a metodologia de análise de discurso dessa etapa, no sentido de refletir aspectos sobre evolução dos animais, questões socioambientais e culturais, mas também os padrões organizacionais do ensino de ciências, como planejamento, perspectivas, práticas e currículo. Constatamos com este estudo que a pesquisa com sequências didáticas produzidas na formação inicial tem grande potencial para discutir a construção de saberes docentes, explorando diversificados processos de ensino e aprendizagem e discutindo potencialidades e limites educativos em sala de aula. Investigar um grande número de sequências didáticas possibilitou evidenciar diferentes formas de abordar um mesmo conteúdo, inclusive para constituir temas para o ensino de Zoologia, principalmente nas dimensões evolutiva e socioambiental, e também trazendo elementos para problematizar a saúde. Nossos resultados também enfatizam que a sistemática filogenética é uma ferramenta potente no ensino e formação de professores de ciências, que abre o debate para discussões relacionadas à natureza da ciência, como inferência evolutiva, elaboração de hipóteses, transitoriedade na ciência e questões sociocientíficas sobre a conservação da biodiversidade, temas essenciais na Educação Básica.
  • DOI: 10.11606/T.81.2020.tde-17062020-145938
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2020-03-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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