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Estética : imagem contemporânea : análise do conceito inovação

Wagner, Christiane

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2013-01-22

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Estética : imagem contemporânea : análise do conceito inovação
  • Autor: Wagner, Christiane
  • Orientador: Minami, Issao
  • Assuntos: Criatividade; Cultura E Mercado; Imagem; Inovação; Creativity; Culture And Market; Image; Innovation
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A estética, como fenômeno abstrato, atua sempre entre a forma e a percepção. Sua importância é percebida, ainda que subjetivamente, nas relações econômicas e políticas e na dinâmica das relações sociais. Com efeito, ela pode ainda ser a orientação de um \"primeiro conhecimento\", configurando imagens que estabelecem aproximações ou mesmo distanciamentos entre os homens em diferentes culturas. Ela idealiza a beleza das formas e objetiva superar o que se entende por imperfeições. Contudo, a estética direciona-se ainda a diferentes concepções e a novas formas, procurando inovação conforme o contexto da criação. Notam-se as diferentes tendências e concepções estéticas na trajetória da história da arte. Na arquitetura, nas artes visuais e aplicadas observa-se o exemplo de como a forma perfeita é configurada. Novas formas e conteúdos surgem como processo de transformações que implicam valores da ordem e das regras de cada cultura na construção do imaginário coletivo. Com o advento da sociedade de classes, novos padrões e concepções passaram a obedecer à estratificação do consumo, condicionando a evolução tecnológica e princípios estéticos estabelecidos no universo da arquitetura e do design. Seguida pelo sentido de uma estética da inovação e imagens configuradas que definiriam o estatuto do indivíduo contemporâneo. No entanto, somente ao analisar os aspectos da criatividade em novas formas, diferenciando a imaginação da fantasia, é que seria possível a realização inovadora pela qual o arquiteto e o designer se orientariam, com razões práticas, para atender às expectativas da sociedade. Seja a ilusão por meio do imaginário coletivo, ou não, para entender o processo de reconhecimento dos novos paradigmas, o que resultaria na inovação.
  • DOI: 10.11606/T.16.2013.tde-15052013-134022
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2013-01-22
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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