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Os sentidos da criatividade brasileira inovação, empreendedorismo e identidade nacional

Clotilde Perez Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda 5 2014 São Paulo)

Trindade, Eneus; Perez, Clotilde (Org.) O sistema publicitário e a semiose ilimitada: V Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda São Paulo: INMOD: ABP2: PPGCOM-ECA-USP, 2015

São Paulo 2014

Acesso online

  • Título:
    Os sentidos da criatividade brasileira inovação, empreendedorismo e identidade nacional
  • Autor: Clotilde Perez
  • Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda 5 2014 São Paulo)
  • Assuntos: CRIATIVIDADE -- BRASIL; EMPREENDEDORISMO -- BRASIL; INOVAÇÃO; IDENTIDADE NACIONAL; Brasilidade
  • É parte de: Trindade, Eneus; Perez, Clotilde (Org.) O sistema publicitário e a semiose ilimitada: V Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda São Paulo: INMOD: ABP2: PPGCOM-ECA-USP, 2015
  • Notas: Disponível em: http://www2.eca.usp.br/propesq/downloads/ebook_V_Propesq_pp.pdf. Acesso em: 11 jan. 2016
  • Descrição: O presente texto é resultado de pesquisa conduzida durante o ano de 2013, decorrente da parceria do GESC3 – ECA USP e do Instituto Ipsos, com o objetivo de identificar as possíveis razões que fundamentam a máxima no imaginário popular de que o brasileiro “é um povo criativo”. A partir de referencial teórico acerca da identidade brasileira (RIBEIRO, 1995; FREYRE, 2009; ORTIZ, 2005; DAMATTA, 2006, 2010), sobre criatividade, inovação e empreendedorismo (OSTROWER, 2012; KELLEY, 2005, 2009; BESSANT, 2009; BODEN, 1999; BONO, 2002, CSIKSZENTMIHALYI, 1996, BARROS, 2012; DUAILIBI & SIMONSEN, 2009, OSTERWALDER & PIGNEUR, 2011; entre outros) e de análise em dados secundários, construíram-se duas hipóteses de investigação: 1) O brasileiro é criativo em função das históricas diferenças socioeconômicas (carências); 2) A mestiçagem favoreceu a postura de abertura e de aprendizagem com o outro em um recriar permanentemente criativo. O trabalho de campo durou 4 meses, e pautado na abordagem etnográfica, foi composto de imersões nas cidades de Recife, Olinda, João Alfredo, Caruaru, João Pessoa, Campina Grande, Triunfo, Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Cachoeira, Itaparica, Santo Amaro da Purificação, Rio de Janeiro, Niterói e São Paulo, utilizando-se de diário de campo, fotoetnografia e filmagens como técnicas de registro e entrevistas em profundidade e observação participante como metodologias privilegiadas. Também foi feita uma chamada criativa por meio do site It´s Noon, a partir da seguinte questão: como se expressa a criatividade brasileira? A partir do referencial teórico e dos resultados integrados da pesquisa empírica, chegou-se a construção do conceito de criatividade empreendedora como traço identitário do brasileiro e de proposta de sistematização das manifestações da criatividade em: performática, social, processual, publicitária, linguística
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Formato: p. 287-309.
  • Idioma: Português

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