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Debates, contextos e lacunas no desenvolvimento coletivo da teoria sobre raios catódicos

Neves, Defferson Rodrigues Martins das ; Forato, Thaís Cyrino de Mello ; Pereira, Bianca Alves ; Pereira, Sabrina Alves ; Bianco, André Amaral Gonçalves

Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 2021-12, Vol.38 (3), p.1619-1649 [Periódico revisado por pares]

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

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  • Título:
    Debates, contextos e lacunas no desenvolvimento coletivo da teoria sobre raios catódicos
  • Autor: Neves, Defferson Rodrigues Martins das ; Forato, Thaís Cyrino de Mello ; Pereira, Bianca Alves ; Pereira, Sabrina Alves ; Bianco, André Amaral Gonçalves
  • Assuntos: Electron Charge ; Ensino de Física ; Experimento de Thomson ; Experimento Histórico ; Historical Experiment ; History of Science ; História da Ciência ; Mass Ratio ; Massa do Elétron ; Physics Teaching ; Relação Carga ; Relação Carga/Massa do Elétron ; Thomson’s Experiment
  • É parte de: Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 2021-12, Vol.38 (3), p.1619-1649
  • Descrição: Explicações sobre experimentos científicos históricos em livros didáticos da escola básica ou livros textos de cursos superiores são comumente acompanhadas por relatos tão sucintos (e muitas vezes estereotipados) sobre o contexto da época em que esses experimentos se deram, que pouco contribuem para a compreensão do desenvolvimento científico que acompanhou o episódio. Na maioria das situações esses relatos transmitem uma visão muito simplista e presenteista de como se deu a proposição de conceitos, leis e teorias científicas, ou sobre quais foram as influências epistêmicas e não epistêmicas na adoção de uma ou outra solução. Um exemplo clássico é o do conhecido “experimento de Thomson” sobre a constituição dos raios catódicos. Este episódio é geralmente resumido ao experimento “crucial” no qual Thomson determina o valor da relação carga/massa das partículas que constituem os raios catódicos e “descobre” o elétron, por meio das medidas das deflexões elétricas e magnéticas dessas partículas. Assim, pautados nas considerações da historiografia atual das Ciências para o Ensino de Ciências e a partir da consulta em fontes primárias e secundárias sobre o tema, esse artigo procura oferecer subsídios históricos de forma a possibilitar que professores e estudantes compreendam de forma mais contextualizada aspectos da construção do conhecimento científico naquele momento histórico.
  • Editor: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Idioma: Inglês;Português;Espanhol

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