skip to main content

Discutindo a relação entre espaço e aprendizagem na formação de profissionais de saúde

Norma Carapiá Fagundes ; Teresinha Fróes Burnham

Interface: Comunicação, Saúde, Educação, 2005-02, Vol.9 (16), p.105-114 [Periódico revisado por pares]

Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp)

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Discutindo a relação entre espaço e aprendizagem na formação de profissionais de saúde
  • Autor: Norma Carapiá Fagundes ; Teresinha Fróes Burnham
  • Assuntos: aprendizaje ; Curriculum ; educación médica ; espacio ; formación
  • É parte de: Interface: Comunicação, Saúde, Educação, 2005-02, Vol.9 (16), p.105-114
  • Descrição: Discute-se a relação entre espaço e aprendizagem, como uma forma de pensar modificações ou inovações curriculares a partir de demandas da prática. Analisam-se experiências com comunidades desenvolvidas pelos cursos de enfermagem, odontologia e medicina. A metodologia tem como substratos as teorias da complexidade e da multirreferencialidade. O estudo revelou aprendizagens significativas para os sujeitos e trouxe a questão de que não basta definir novos locais de ensino; é preciso exercitar a reflexão sobre a prática, para que esta possa ser uma referência para interpelação e transformação das formas tradicionais de conceber currículo. Revelou, ainda, que repensar o currículo significa o desenvolvimento de uma nova relação com o saber, implicando mudanças nas relações entre a universidade e os diversos saberes existentes e na valorização da aprendizagem (re)construída na experiência. Como conclusão, destaca-se que a universidade deve instituir "escutas" das práticas desenvolvidas e investir numa formação cultural sólida e crítica dos estudantes.
  • Editor: Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp)
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.