skip to main content

Considerações sobre o ensino de arquitetura e urbanismo no modo de produção capitalista no estado de São Paulo

Petrini, Leila Souza

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2017-05-16

Online access. The library also has physical copies.

  • Title:
    Considerações sobre o ensino de arquitetura e urbanismo no modo de produção capitalista no estado de São Paulo
  • Author: Petrini, Leila Souza
  • Supervisor: Bortolli Junior, Oreste
  • Subjects: Capitalismo; Ensino Superior; Projeto Educacional; Capitalism; Educational Project; Higher Education
  • Notes: Dissertação (Mestrado)
  • Description: A pesquisa inicia com o histórico da fundação do ensino superior no Brasil, desde achegada da família real portuguesa até os dias atuais, levando em conta a necessidade de criação de cursos superiores para atendimento à nova conformação da sociedade no Brasil no século XIX. A partir deste histórico é feita uma contextualização sobre o surgimento dos cursos de Arquitetura e Urbanismo no país e mais especificamente sobre a expansão no estado de São Paulo. Foram escolhidas seis faculdades (três cursos públicos e três cursos privados) do estado de São Paulo para a confecção de um breve histórico da fundação de seus cursos. Tal histórico busca compreender o momento de fundação do curso de Arquitetura e Urbanismo nas faculdades escolhidas, contextualizando de acordo com o momento de desenvolvimento do modo de produção capitalista nas cidades onde estão inseridas. Após este histórico é feita uma explanação sobre o histórico das Diretrizes Curriculares Nacionais, onde há a definição de projeto pedagógico e as linhas gerais para a confecção das grades curriculares dos cursos. Com isso, foram levantados os itens mais importantes dos seis projetos pedagógicos dos cursos escolhidos, confrontando com a realidade do país e com as exigências do Ministério da Educação. Além dos Projetos Pedagógicos a pesquisa mostra seis tabelas com a exibição das grades curriculares dos seis cursos, cujo resumo síntese se encontra nas Considerações Finais, onde também é comentado sobre a importância do Ensino Superior na Europa, mais especificamente na Espanha e em Portugal, a fim de se mostrar como esta relevância se espelhou na América Latina.
  • DOI: 10.11606/D.16.2018.tde-27062017-164600
  • Publisher: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Creation Date: 2017-05-16
  • Format: Adobe PDF
  • Language: Portuguese

Searching Remote Databases, Please Wait