skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
História e projeto o papel do precedente na concepção da forma arquitetônica
Taís Maria Alves Kufner Gian Carlo Gasperini 1926-2020
2002
Localização:
FAU - Fac. Arquitetura e Urbanismo
(720.781 K953h )
e outros locais
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
História e projeto o papel do precedente na concepção da forma arquitetônica
Autor:
Taís Maria Alves Kufner
Gian Carlo Gasperini 1926-2020
Assuntos:
ARQUITETURA (ESTUDO E ENSINO) -- BRASIL
;
HISTÓRIA DA ARQUITETURA
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
A principal proposta desta pesquisa pode ser traduzida por um convite a uma reflexão sobre o ensino de arquitetura no Brasil, particularmente no que diz respeito à produção intelectual (teórica e histórica) vinculada à produção prática (projeto), como fundamental fonte para uma crítica consistente que possa viabilizar uma criação consciente.A escola Bauhaus, fundada no início do século passado, por Walter Gropius, teve uma forte influência no ensino de arquitetura no Brasil. Esta escola vislumbra o ensino de história como um inibidor do pensar criativo de um estudante de arquitetura. Nesse contexto, a pesquisa verifica se realmente a carga horária e o assunto a ser tratado nas disciplinas de história foram reduzidos, fatos que, talvez, possam Ter provocado expressivas e danosas conseqüências na formação da massa de arquitetos que anualmente enfrenta o mercado de trabalho, com reflexos facilmente observáveis, por exemplo, na sua produção e desvalorização da classe, uma vez que ao projetar não demonstram conhecimentos suficientes que fundamentem sua criação. A presente dissertação discute, também, as diversas variáveis que permitem, nos dias atuais, encontra-se o mesmo edifício construído em qualquer parte do mundo, sem levar em conta o local no qual foi inserido, como se os arquitetos da atualidade não reconhecessem fronteiras e fundamentassem sua arquitetura em revistas, cujos projetos fossem modelos a copiar, desprovidos de uma crítica mais apurada e
consistente.A pesquisa proporciona, portanto, esclarecimentos sobre os problemas acima levantados através da análise de diversos cursos de arquitetura no país, entrevistas com docentes e discentes, pensamentos e citações de muitos arquitetos renomados. O presente trabalho destina-se a todas as pessoas interessadas na melhoria do ensino de arquitetura em nosso país, reúne dados sobre diversas questões pertinentes ao assunto e sugere uma reflexão, a fim de que possamos discutir alternativas par o aprimoramento do processo educativo; em um outro enfoque, sugere meios de incentivar os futuros arquitetos a fundamentarem sua criação no estudo dos precedentes, fonte inesgotável do saber, unida a uma crítica coerente preocupada, sempre, com a preservação do local, da cultura e dos anseios daquela sociedade que será privilegiada com o seu projeto. A principal proposta desta pesquisa pode ser traduzida por um convite a uma reflexão sobre o ensino de arquitetura no Brasil, particularmente no que diz respeito à produção intelectual (teórica e histórica) vinculada à produção prática (projeto), como fundamental fonte para uma crítica consistente que possa viabilizar uma criação consciente.A escola Bauhaus, fundada no início do século passado, por Walter Gropius, teve uma forte influência no ensino de arquitetura no Brasil. Esta escola vislumbra o ensino de história como um inibidor do pensar criativo de um estudante de arquitetura. Nesse
contexto, a pesquisa verifica se realmente a carga horária e o assunto a ser tratado nas disciplinas de história foram reduzidos, fatos que, talvez, possam Ter provocado expressivas e danosas conseqüências na formação da massa de arquitetos que anualmente enfrenta o mercado de trabalho, com reflexos facilmente observáveis, por exemplo, na sua produção e desvalorização da classe, uma vez que ao projetar não demonstram conhecimentos suficientes que fundamentem sua criação. A presente dissertação discute, também, as diversas variáveis que permitem, nos dias atuais, encontra-se o mesmo edifício construído em qualquer parte do mundo, sem levar em conta o local no qual foi inserido, como se os arquitetos da atualidade não reconhecessem fronteiras e fundamentassem sua arquitetura em revistas, cujos projetos fossem modelos a copiar, desprovidos de uma crítica mais apurada e consistente.A pesquisa proporciona, portanto, esclarecimentos sobre os problemas acima levantados através da análise de diversos cursos de arquitetura no país, entrevistas com docentes e discentes, pensamentos e citações de muitos arquitetos renomados.O presente trabalho destina-se a todas as pessoas interessadas na melhoria do ensino de arquitetura em nosso país, reúne dados sobre diversas questões pertinentes ao assunto e sugere uma reflexão, a fim de que possamos discutir alternativas par o aprimoramento do processo educativo; em um outro enfoque, sugere
meios de incentivar os futuros arquitetos a fundamentarem sua criação no estudo dos precedentes, fonte inesgotável do saber, unida a uma crítica coerente preocupada, sempre, com a preservação do local, da cultura e dos anseios daquela sociedade que será privilegiada com o seu projeto
Data de criação/publicação:
2002
Formato:
192 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
14
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript