skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Acervo Físico
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Acervo Físico
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Ser professor da rede municipal de São Paulo e ter uma deficiência: caminhos (nada suaves) da trajetória profissional
Delfino, Talita
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2024-02-29
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Ser professor da rede municipal de São Paulo e ter uma deficiência: caminhos (nada suaves) da trajetória profissional
Autor:
Delfino, Talita
Orientador:
Jardim, Fabiana Augusta Alves
Assuntos:
Escrevivência
;
Formación Docente
;
Interseccionalidad
;
Persona Con Discapacidad
;
Escrevivência
;
Formação De Professores
;
Interseccionalidade
;
Pessoa Com Deficiência
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Esta dissertação tem por problema de pesquisa as possibilidades, os dilemas e as armadilhas da inclusão na Rede Municipal de Educação de São Paulo, visibilizados a partir da experiência trazida nos relatos de professores com deficiência. A pesquisa foi realizada a partir de três frentes complementares: a análise dos dados estatísticos do INEP em relação a presença de professores com deficiência na rede municipal de São Paulo; revisão bibliográfica para investigar como as práticas de atendimento e governo das pessoas com deficiência se intercruzam com a instituição escolar e como essa se relaciona com o poder médico; e, por fim, a realização de entrevistas com três professores com deficiência da referida rede de ensino, a respeito de sua formação inicial e continuada, as quais permitiram apontar caminhos de discussão a respeito das perspectivas de pessoas com deficiência na profissão docente, tendo a escrevivência como um dos fios condutores da metodologia de escrita da análise. Assim, considerando a importância de trabalhos que tragam posicionamentos, revelem conceitos e visibilizem o protagonismo de pessoas com deficiência na e da pesquisa, esta análise pode contribuir para a construção de pesquisas no campo da educação, ciências sociais, desigualdades e pessoas com deficiência, considerando a vivência e subjetivação de cada uma delas, contribuindo para ampliar o debate acerca das especificidades da formação de professores que são pessoas com deficiência, para além dos termos da discussão mais geral sobre acesso e permanência de estudantes com deficiência no ensino superior. Nas considerações finais, apontam-se algumas possibilidades de ampliação da agenda de pesquisa, como a necessidade de aprofundar os estudos sobre capacitismo, marcadores sociais da diferença, interseccionalidade, a partir de referências no campo foucaultiano, da discussão sobre a violência na dimensão institucional e das perspectivas feministas nos estudos sobre deficiência, bem como a importância de retomar os dados do INEP para cruzar os dados aqui explorados com a composição por gênero e raça do professorado em geral.
DOI:
10.11606/D.48.2024.tde-28032024-080204
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
Data de criação/publicação:
2024-02-29
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Teses e Dissertações USP
Acesso ao doi
E-mail do autor
E-mail do orientador
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_FISICO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript