skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Estudo da associação entre o desfralde e o uso do eu

Anna Victória Pandjarjian Mekhitarian Moraes Rogério Lerner; Lia Queiroz do Amaral

Matos, Tallys Newton Fernandes de (org) A psicologia em suas diversas áreas de atuação 3 Ponta Grossa : Atena, 2020 337 p 10.22533/at.ed.183201706

Ponta Grossa Atena 2020

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (E-book (AM= LEr/46) )(Acessar)

  • Título:
    Estudo da associação entre o desfralde e o uso do eu
  • Autor: Anna Victória Pandjarjian Mekhitarian Moraes
  • Rogério Lerner; Lia Queiroz do Amaral
  • Assuntos: DESENVOLVIMENTO INFANTIL; AUTOPERCEPÇÃO; PSICOLOGIA DA CRIANÇA; Controle Esfincteriano; Eu; Desenvolvimento Infantil
  • É parte de: Matos, Tallys Newton Fernandes de (org) A psicologia em suas diversas áreas de atuação 3 Ponta Grossa : Atena, 2020 337 p 10.22533/at.ed.183201706
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.22533/at.ed.1832017069. Acesso em: 4 set. 2020
  • Descrição: O estabelecimento do desfralde e o início do uso do “eu” pela criança ocorrem em torno dos 2-3 anos. Diante dessa aproximação temporal, o objetivo deste estudo foi investigar a possível associação entre o uso do “eu” e o processo de conquista do desfralde em sete crianças matriculadas em uma creche institucional do Estado, usando metodologia qualitativa. As crianças foram acompanhadas por um período total de 10 meses, com verificação mensal dos dois eventos, através de questionários sobre o desfralde e de filmagem de sessões lúdicas, de onde foram extraídas as manifestações verbais das crianças. As expressões verbais foram qualitativamente analisadas a partir dos seguintes eixos: 1. Situações de possessividade relacionadas ou não a conflitos; 2. Independência e alternância com imitação e 3. Mistura entre a primeira e a terceira pessoa para fazer referência a si mesmo. No período contemplado pela pesquisa, 3 crianças (2 meninas e 1 menino) chegaram ao desfralde. Os resultados indicaram associação entre desfralde e uso do “eu” principalmente nos seguintes aspectos: predomínio do uso do “eu” para fazer referência a si mesmo, uso do “eu” em situações de independência e em situações nas quais há o desejo de mostrar às outras pessoas habilidades já adquiridas pela criança
  • Editor: Ponta Grossa Atena
  • Data de criação/publicação: 2020
  • Formato: p. 104-124 on-line.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.