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Produção Intelectual da USP
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O uso de ferramentas de modelagem vetorial na concepção de uma arquitetura de formas complexas
Wilson Flório Elisabetta Romano
2005
Localização:
FAU - Fac. Arquitetura e Urbanismo
(006.6 F664u v.2 )
e outros locais
(Acessar)
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Título:
O uso de ferramentas de modelagem vetorial na concepção de uma arquitetura de formas complexas
Autor:
Wilson Flório
Elisabetta Romano
Assuntos:
COMPUTAÇÃO GRÁFICA
;
DESENHO ARQUITETÔNICO
;
PROJETO DE ARQUITETURA
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
A pesquisa analisou projetos executados por arquitetos contemporâneos a partir de 1990, sob o viés da aplicação de ferramentas de modelagem vetorial na concepção de formas complexas. O objetivo é apontar as alterações ocorridas no ato projetual em decorrência da mudança no modo de produção de projetos e construção após a introdução de recursos tecnológicos computacionais.A fim de revelar as diferenças entre os métodos de produção de projetos manual e computacional, destinamos os dois primeiros capítulos à representação bidimensional e à simulação digital tridimensional. Neles tratamos os aspectos fundamentais relativos às transformações da representação, a aplicação da geometria, assuntos referentes à prática profissional, e examinamos pormenorizadamente o modelo digital tridimensional. Conseqüentemente, analisamos o papel exercido pelos instrumentos de desenho, o suporte de representação e a importância da geometria na definição da concepção espacial.Os aspectos levantados nos capítulos iniciais serviram para examinar criticamente as premissas da arquitetura contemporânea para a adoção de formas orgânicas e complexas. Nesse sentido, distinguimos as diferenças entre os conceitos de ordem e complexidade, destacamos a importância de conceitos advindos de outras áreas de conhecimentos, tais como as chamadas novas ciências, e em especial da filosofia e informática. Para isso, incluímos uma série de projetos de arquitetura realizados nos últimos quinze anos que
pudessem exemplificar os diversos assuntos tratados. Na parte central da Tese foi analisada a obra de três arquitetos: Peter Eisenman, Frank Gehry e Zaha Hadid. Isso permitiu estabelecer comparações entre o método projetual, abordagem teórico-conceitual e técnica-funcional. Assim, os diferentes enfoques propiciaram expor os aspectos fundamentais relativos à aplicação da tecnologia computacional, e verificar os diversos impactos ocorridos no processo de criação. No último capítulo destacamos o aproveitamento dos recursos informatizados no processo de concepção de projetos de Arquitetura. Em decorrência do exame sobre o meio digital, foram levantadas questões envolvendo mudanças no suporte de representação, o significado do meio e da ferramenta, e classificação de manipulação indireta de objetos virtuais. Os principais temas abordados são a função dos protótipos rápidos, a importância da simulação de projetos, e o uso do sistema CAD-CAM na viabilização técnica para a construção de superfícies curvas de geometria variável. O intuito é demonstrar que o processo de criação é instigado quando são adotados utensílios manuais e ferramentas digitais. Portanto, a aplicação simultânea do artesanal e do tecnológico pode catalisar a produção de idéias durante o ato projetual.
Data de criação/publicação:
2005
Formato:
477 p.
Idioma:
Português
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