skip to main content

SDQ (Strengths and Difficulties Questionnaire) identificação de características comportamentais de crianças leitoras

Luciene Stivanin Claudia Ines Scheuer; Francisco Baptista Assumpção Junior

Psicologia: Teoria e Pesquisa Brasília, DF v. 24, n. 4, p. 407-413, 2008

Brasília, DF 2008

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (Peridico (AM=AFr/54) )(Acessar)

  • Título:
    SDQ (Strengths and Difficulties Questionnaire) identificação de características comportamentais de crianças leitoras
  • Autor: Luciene Stivanin
  • Claudia Ines Scheuer; Francisco Baptista Assumpção Junior
  • Assuntos: PSICOLOGIA DA CRIANÇA; HABILIDADES PARA LEITURA; TESTES PSICOLÓGICOS
  • É parte de: Psicologia: Teoria e Pesquisa Brasília, DF v. 24, n. 4, p. 407-413, 2008
  • Notas: Indexado no IndexPsi Periódicos Biblioteca Virtual em Saúde Psicologia;Indexado no PsyINFO - The American Psychological Association;Indexaod na LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde)
  • Descrição: O objetivo deste estudo foi verificar características comportamentais em crianças com desenvolvimento típico de leitura, utilizando o Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). Este breve questionário é uma medida útil em psicopatologia aplicada a crianças e jovens de 4 a 16 anos. O SDQ é dividido em cinco sub-escalas: problemas no comportamento pró-social, hiperatividade, problemas emocionais, de conduta e de relacionamento. Participaram da pesquisa pais e professores de 74 crianças, que cursavam a 2ª, 3ª ou 4ª séries em uma escola pública de São Paulo. As crianças não apresentavam alterações no desenvolvimento geral e na linguagem, e nem problemas escolares. Pais e professores responderam ao questionário. As respostas ao SDQ diferiram entre pais e professores, e de acordo com o sexo e a série escolar das crianças. Estas diferenças podem refletir mudanças comportamentais e de comunicação, conseqüência de situações vivenciadas no período do desenvolvimento no qual se encontram
  • Editor: Brasília, DF
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: p. 407-413.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.