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Os Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) e a formação do arquiteto e urbanista

Tonsig, Lara Melotti

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Arquitetura e Urbanismo 2021-01-21

Acesso online

  • Título:
    Os Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) e a formação do arquiteto e urbanista
  • Autor: Tonsig, Lara Melotti
  • Orientador: Lopes, João Marcos de Almeida
  • Assuntos: Emau; Escritório Modelo De Arquitetura E Urbanismo; Extensão Universitária; Formação Sociopolítica; Responsabilidade Social; Emau; Socio-Political Formation; Social Responsibility; Model Office Of Architecture And Urbanism; University Outreach
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta pesquisa parte de inquietações frente ao campo da educação e às consequências das estratégias contemporâneas de formação do Arquiteto Urbanista no contexto de sua atuação profissional. Entendemos que os descompassos que se apresentam hoje são produtos de um processo histórico, político e social que vem se desenrolando desde os primórdios do ensino escolarizado da profissão arquitetônica em terras brasileiras. Neste sentido, os princípios da Extensão Universitária se apresentam como estratégias embasadoras de experiências extensionistas no campo da arquitetura e do urbanismo dentre as quais ressaltamos o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU), o qual, além de englobar os princípios extensionistas, se propõe a atuar em áreas negligenciadas pelo mercado profissional a partir de uma abordagem totalmente horizontal, autogestionária e participativa, fugindo à estrutura hegemônica verticalizada tanto do ensino acadêmico quanto do escritório tradicional. O EMAU questiona, além das formas de socialização do conhecimento adotadas pela universidade, o próprio conteúdo transmitido por estas, propondo a reflexão em torno de formas alternativas de atuação e do reconhecimento de distintas realidades sociais além daquelas abordadas tradicionalmente em sala de aula. Propõe ainda uma formação política e social do futuro profissional, capaz de enfrentar as questões que se apresentam atualmente de forma consciente e crítica. Diante disto, buscamos compreender de que forma o EMAU se insere na formação do Arquiteto e Urbanista observando quais as principais dificuldades enfrentadas por estes, além dos impactos do EMAU na formação de seus participantes. Por se tratar de uma pesquisa exploratória, não pretendemos chegar a conclusões definitivas, mas sim contribuir para o debate em torno das estratégias contemporâneas de formação do Arquiteto Urbanista no contexto de sua atuação profissional, principalmente no que diz respeito ao Movimento EMAU e ao impacto na formação profissional, política, social e cidadã de seus participantes. Desta forma, com o intuito de suscitar um debate crítico em relação a formação do Arquiteto Urbanista do século XXI, buscamos questionar o produto através da compreensão do processo, reconhecendo na educação, além de uma prática social, um ato político.
  • DOI: 10.11606/D.102.2021.tde-26052022-155232
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2021-01-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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