skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

A arte de contar histórias sobre ciência: transcriação autoral em ensaios curtos de popularização

Nobre, Luiz Fernando Dal Pian

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2016-02-25

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A arte de contar histórias sobre ciência: transcriação autoral em ensaios curtos de popularização
  • Autor: Nobre, Luiz Fernando Dal Pian
  • Orientador: Reimão, Sandra Lucia Amaral de Assis
  • Assuntos: Transcriação Autoral; Comunicação Pública Da Ciência; Ensaios Curtos; Literatura Científica; Narrativas Científicas De Popularização; Short Essays; Scientific Literature; Public Communication Of Science; Narratives Of Science Popularization; Authorial Transcreation
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Na busca pelo fortalecimento do debate público sobre Ciência Tecnologia & Inovação (CT&I), pesquisadores têm abandonado o confinamento de seus laboratórios para se comunicar diretamente com a sociedade, fazendo uso de diferentes suportes midiáticos, dentre os quais incluem-se os espaços de enunciação escrita como as colunas de jornal e os livros de popularização científica. A Tese de doutorado discute as possibilidades de aproximação da Ciência com a sociedade por meio das mídias escritas e propõe uma reflexão crítica sobre o papel de um tipo de autor: o cientista engajado com a Comunicação Pública da Ciência. Mais especificamente, discute o papel de transcriação autoral de um grupo de escritores cientistas no espaço de popularização da CT&I, por meio da comunicação verbal escrita, a partir da análise do discurso consubstanciado em seus livros de ensaios curtos. Metodologicamente, a compreensão da narrativa de popularização e das cenas de enunciação busca suporte na linha francesa de Análise do Discurso. Os resultados obtidos evidenciam que os escritores cientistas se utilizam de alguns recursos epistêmicos e linguístico-literários recorrentes, o que permite conceber o empreendimento ensaístico desses autores em termos de dois modelos estilísticos distintos, mas complementares: o racional e o sensível. A Tese sugere que a composição narrativa textual apoia-se em esquemas de pensamento peculiares, identificados como Refuta/Repara (preponderante no modelo racional) e Conecta/Cria (preponderante no modelo sensível). Demonstra, ainda, que a constituição do gênero de ensaios curtos requer um duplo exercício criativo dos autores: posicionar-se enquanto cientista a respeito de um tema de interesse público e fazê-lo por meio da construção de uma narrativa transcriadora.
  • DOI: 10.11606/T.27.2016.tde-22092016-142322
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2016-02-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.